AGQ Brasil | A importância das certificações para empresas de tecnologia digital
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18556
post-template-default,single,single-post,postid-18556,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

A importância das certificações para empresas de tecnologia digital

AGQ Brasil - Tecnologia

A importância das certificações para empresas de tecnologia digital

Ao conciliar a inovação e ousadia típica de empresas digitais, com a evolução processual gerada por certificações ISO, sua empresa pode obter ótimos resultados.

 

 

Quando se fala em certificações, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Para muitas pessoas, a obtenção de um selo é sinônimo de tradição, rigidez, mudanças bruscas e até certa dose de desespero, para cumprir com todos os requisitos estabelecidos. Este é um tipo de pensamento comum, porém equivocado.

 

Certificações no geral, especialmente as normas da família ISO (como a ISO 9001, por exemplo), na verdade estão diretamente relacionadas a aspectos como tecnologia, inovação, flexibilidade, adaptabilidade e organização positiva de processos. Praticamente todo o oposto do que o senso comum tende a acreditar. Assim sendo, elas não são positivas apenas para organizações tradicionais, mas também para empresas de tecnologia, startups e outros modelos de negócios digitais onde a tecnologia é protagonista é a inovação constante é uma necessidade. Entenda o porquê.

Leia também: Qual o melhor momento para iniciar a busca por uma certificação?

 

 

Como a melhoria de processos afeta o desempenho das organizações

 

Geralmente, empresas de tecnologia possuem como um de seus desafios centrais a necessidade de melhoria contínua e de inovação constante, de modo a não somente acompanhar as últimas tendências de mercado, mas superá-las e, se possível, ditar as tendências do futuro. Tal postura, na prática, só é possível a partir de processos internos bem estruturados e eficientes. Afinal, sem isso, a tendência é de que os produtos, serviços e seus respectivos resultados sejam afetados pela desorganização e fragilidade da estrutura organizacional.

 

É exatamente neste ponto que as certificações entram em cena. Por meio da implementação e manutenção de um sistema de gestão adequado e personalizado de acordo com as peculiaridades de cada contexto, é possível elevar significativamente o patamar dos processos e dos serviços e produtos finais gerados por eles.

 

Isso acontece porque, ao definir as melhores práticas e iniciativas para os processos, os sistemas de gestão contribuem para um ambiente corporativo mais organizado, onde as informações circulam com clareza e assertividade. Isso, por sua vez, resulta em equipes mais engajadas, motivadas e em ações com padrões claros de planejamento, execução, revisão e ajustes. Todos estes benefícios podem afetar positivamente a rotina de empresas digitais, não concorda? Isso sem mencionar o aumento na confiabilidade, segurança e reconhecimento da marca no mercado, junto a diferentes públicos.

Leia também: Como divulgar a certificação de sua empresa de forma estratégica

 

Principais normas da família ISO para empresas de tecnologia e startups

 

Diante do exposto, surge uma dúvida importante: qual norma da família ISO é a mais adequada para empresas de tecnologia e startups que desejam inovar com organização e eficiência? A resposta depende. Fatores como o segmento de atuação, o momento da empresa e a existência ou não de selos já obtidos podem interferir na melhor escolha. Porém, no geral, destacam-se algumas normas, listadas a seguir:

 

 

 

Fale com a equipe AGQ Brasil para saber mais sobre cada uma delas e dar início a uma nova fase de desenvolvimento em sua organização.