A importância das certificações para empresas de tecnologia digital

Ao conciliar a inovação e ousadia típica de empresas digitais, com a evolução processual gerada por certificações ISO, sua empresa pode obter ótimos resultados.

Quando se fala em certificações, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Para muitas pessoas, a obtenção de um selo é sinônimo de tradição, rigidez, mudanças bruscas e até certa dose de desespero, para cumprir com todos os requisitos estabelecidos. Este é um tipo de pensamento comum, porém equivocado.

Certificações no geral, especialmente as normas da família ISO (como a ISO 9001, por exemplo), na verdade estão diretamente relacionadas a aspectos como tecnologia, inovação, flexibilidade, adaptabilidade e organização positiva de processos. Praticamente todo o oposto do que o senso comum tende a acreditar. Assim sendo, elas não são positivas apenas para organizações tradicionais, mas também para empresas de tecnologia, startups e outros modelos de negócios digitais onde a tecnologia é protagonista é a inovação constante é uma necessidade. Entenda o porquê.

Leia também: Qual o melhor momento para iniciar a busca por uma certificação?

Como a melhoria de processos afeta o desempenho das organizações

Geralmente, empresas de tecnologia possuem como um de seus desafios centrais a necessidade de melhoria contínua e de inovação constante, de modo a não somente acompanhar as últimas tendências de mercado, mas superá-las e, se possível, ditar as tendências do futuro. Tal postura, na prática, só é possível a partir de processos internos bem estruturados e eficientes. Afinal, sem isso, a tendência é de que os produtos, serviços e seus respectivos resultados sejam afetados pela desorganização e fragilidade da estrutura organizacional.

É exatamente neste ponto que as certificações entram em cena. Por meio da implementação e manutenção de um sistema de gestão adequado e personalizado de acordo com as peculiaridades de cada contexto, é possível elevar significativamente o patamar dos processos e dos serviços e produtos finais gerados por eles.

Isso acontece porque, ao definir as melhores práticas e iniciativas para os processos, os sistemas de gestão contribuem para um ambiente corporativo mais organizado, onde as informações circulam com clareza e assertividade. Isso, por sua vez, resulta em equipes mais engajadas, motivadas e em ações com padrões claros de planejamento, execução, revisão e ajustes. Todos estes benefícios podem afetar positivamente a rotina de empresas digitais, não concorda? Isso sem mencionar o aumento na confiabilidade, segurança e reconhecimento da marca no mercado, junto a diferentes públicos.

Leia também: Como divulgar a certificação de sua empresa de forma estratégica

Principais normas da família ISO para empresas de tecnologia e startups

Diante do exposto, surge uma dúvida importante: qual norma da família ISO é a mais adequada para empresas de tecnologia e startups que desejam inovar com organização e eficiência? A resposta depende. Fatores como o segmento de atuação, o momento da empresa e a existência ou não de selos já obtidos podem interferir na melhor escolha. Porém, no geral, destacam-se algumas normas, listadas a seguir:

Fale com a equipe AGQ Brasil para saber mais sobre cada uma delas e dar início a uma nova fase de desenvolvimento em sua organização.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *