A importância da gestão de riscos

gestão de riscos tem se mostrado cada vez mais importante para a sobrevivência das empresas. É fundamental identificar os riscos e mantê-los sob controle e vigilância, por meio de ferramentas e metodologias, que ajudam a evitar maiores danos, além de mitigar seus impactos.

Mas o que é gestão de riscos?

Gestão de riscos é um conjunto de medidas que uma empresa adota para evitar ou minimizar perdas e aproveitar oportunidades. Ela faz parte de uma gestão empresarial estratégica, que está sempre alerta aos sinais internos e externos que podem impactar, de forma positiva ou negativa, o negócio.

Os riscos são eventos que têm uma causa e geram consequências. Todo risco é composto por três elementos centrais:

  • Evento: o que acontece;
  • Consequência: o que é gerado a partir do evento;
  • Causa: os fatores que permitiram que o evento acontecesse.

O principal objetivo da gestão de risco é permitir que a empresa realize uma análise antecipada de todos os processos e situações que ocorrem ou possam ocorrer eventualmente. Com isso, ela consegue evitar boa parte das consequências negativas e minimizar os impactos daquilo que não pode ser evitado.

Outro benefício de gerir os riscos é o aumento a produtividade ao eliminar possíveis gargalos em processos ou mesmo quando evidencia um ponto de melhoria que gera mais oportunidades de ganhos. Diante disso, os setores atuam de forma mais ágil  e eficaz.

Como fazer gestão de riscos?

A gestão de riscos é um processo que deve ser encarado de forma cíclica, ou seja, é um trabalho contínuo. A organização precisa ser dinâmica e capaz de reagir às mudanças, para isso é fundamental que as ameaças sejam quantificadas e qualificadas.

Um planejamento de gerenciamento de riscos precisa ser dividido em etapas, são elas:

Identificar 
Essa fase do processo consiste em realizar um brainstorming com o time e prestadores de serviço para ampliar a visão de imprevistos, ameaças ou até mesmo um processo mal planejado.

Analisar 
Após identificar os riscos, é necessário avaliar a probabilidade de ocorrer e o grau de impacto. Assim você consegue criar um planejamento bem classificado.

Planejar 
Nesta etapa são definidas as ações que devem ser implementadas para eliminar qualquer risco que seja identificado na primeira etapa.

Monitorar
Depois de identificar, analisar e planejar, a liderança precisa acompanhar os setores e projetos para identificar novas ameaças ou tomar ações para corrigir erros de processo.

Conhecer e saber lidar com os riscos é essencial para a gestão eficiente de uma empresa. Adotar a gestão de riscos, de forma organizada e padronizada, é muito importante, não apenas para melhorar os processos da empresa ou para evitar grandes prejuízos, ela também ajuda o negócio a se desenvolver de forma sustentável e se destacar no mercado.

ISO 31000 traz as diretrizes para a gestão de riscos dentro de uma organização e estabelece a estrutura e princípios que precisam ser atendidos para tornar o gerenciamento de riscos mais eficaz e mais prática.

Então, não espere mais e comece a implantar ações de mitigação de riscos quanto antes! A AGQ Brasil possui metodologia consolidada e mais de uma década de experiência em auxiliar negócios e pessoas a irem mais longe, com mais qualidade e melhor desempenho. Saiba mais sobre nós.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *