AGQ Brasil | ISO 56002 e a inovação no âmbito das PMEs
18498
post-template-default,single,single-post,postid-18498,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

ISO 56002 e a inovação no âmbito das PMEs

ISO 56002 e a inovação no âmbito das PMEs

Inovação não é exclusividade de grandes organizações, mas uma necessidade inclusive para pequenas e médias empresas. Saiba como a ISO 56002 pode ajudar nesta questão.

 

 

Você com certeza já ouviu falar em inovação. Dependendo do segmento de atuação da sua empresa, talvez este seja um tema super frequente. A verdade é que a inovação é importante para organizações de todos os portes e setores de atuação, especialmente com os avanços recentes da tecnologia.

 

Ao contrário do que alguns podem imaginar, inovar não é somente utilizar os recursos digitais mais modernos do mercado, lançar produtos disruptivos ou automatizar processos e setores inteiros. Estes são alguns exemplos possíveis, mas a inovação vai muito além, principalmente se pensada no contexto das PMEs – Pequenas e Médias Empresas. Entenda melhor as diferentes faces da inovação e como a norma ISO 56002 pode ser fundamental para a sua empresa.

 

 

Como deve ser a inovação nas pequenas e médias empresas brasileiras?

 

Uma pesquisa recente, coordenada pela consultoria de inovação ACE Cortex, identificou a visão geral das organizações sobre a inovação. De acordo com os dados obtidos na 4ª edição da pesquisa Ace Innovation Survey, promover a inovação é uma prioridade para 85% das empresas respondentes. Porém, na prática a situação é um pouco diferente. Apenas 36% das organizações possuem uma estrutura de inovação consolidada.

 

Isso se deve a vários fatores: falta de cultura organizacional e visão de negócios mais ousadas, limitações financeiras nos pequenos e médios negócios, falta de lideranças específicas para inovação, dentre outros. Porém, apesar de todos estes dificultadores, é possível começar processos de inovação em praticamente qualquer empresa.

 

Muito além da tecnologia de ponta, a verdadeira inovação para as PMEs, uma inovação realista e eficaz, passa pela cultura de fazer testes e experimentos; de valorizar a criatividade e ousadia dos profissionais, ao invés de se ater somente às tradições e velhos hábitos; de encontrar empresas parceiras e investir em incentivos e recursos favoráveis à inovação no ambiente de trabalho.

 

 

Como a ISO 56002 contribui para a inovação nas organizações?

 

Inovar no âmbito das PMEs só é possível se isso for feito de maneira organizada, constante e coletiva. Para isso, é preciso estruturar projetos e iniciativas, organizar ferramentas e técnicas, capacitar equipes e lideranças e, acima de tudo, manter o ritmo. É aqui que entra em cena a ISO 56002.

 

 

 

O objetivo da ISO da Inovação, como é chamada, é apoiar a inovação nas empresas trabalhando os processos, os estilos de trabalho e as ações realizadas cotidianamente para, assim, ajudar as equipes a encontrar oportunidades e transformar planos em realidade. Em outras palavras, a norma atua como uma facilitadora no processo de inovação. Com ela, a tendência é de que a sua empresa ganhe reconhecimento de mercado, consolide uma cultura organizacional e amplie os resultados a médio e longo prazo.

 

Fale com a nossa equipe para saber mais sobre a ISO da Inovação e solicitar um orçamento.

 

 

Leia também:

Principais desafios ao implementar uma certificação e como vencê-los

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.