AGQ Brasil | Como divulgar a certificação de sua empresa de forma estratégica
18467
post-template-default,single,single-post,postid-18467,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Como divulgar a certificação de sua empresa de forma estratégica

Como divulgar a certificação de sua empresa de forma estratégica

Após obter uma certificação, é muito importante explorar o potencial de visibilidade e credibilidade do novo selo na comunicação externa da organização.

 

 

A conquista de uma certificação é um momento marcante na história de qualquer organização. Seja uma certificação abrangente e popular como a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, ou uma importante norma como a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, a obtenção de um selo deve ser sempre valorizada.

 

Porém, não basta celebrar a conquista internamente; é preciso divulgar detalhes sobre o processo, apresentar resultados aprimorados e, acima de tudo, comprovar a relação entre a certificação e as melhorias obtidas pela organização. Isso é necessário não apenas para gerar interação e engajamento com os públicos de interesse, mas também para explorar o potencial de uma certificação para o marketing e o branding da sua marca.

 

 

A importância de valorizar a certificação na comunicação externa

 

Já abordamos aqui no blog em várias ocasiões, mas não custa reforçar: a busca por uma certificação nunca deve ser motivada apenas por interesses de marketing e visibilidade. Embora estes fatores possam ser explorados, eles devem ser uma consequência, não a causa motivadora. A essência de toda e qualquer certificação está na melhoria de processos que, por sua vez, podem ampliar a qualidade de produtos, serviços e do engajamento dos colaboradores.

 

Dito isso, é importante, sim, valorizar a conquista de uma certificação nas campanhas de marketing e comunicação da organização. Isso ocorre porque, caso contrário, os benefícios da certificação serão perceptíveis e celebrados internamente, mas serão desconhecidos por potenciais parceiros, clientes e pelo público, de modo geral. É fundamental compartilhar o processo de certificação e seus desdobramentos, mas existem maneiras estratégicas de fazer isso.

 

 

Dicas para explorar o potencial de marketing e branding de uma certificação

 

Para usar a certificação a favor da visibilidade, credibilidade e diferenciação da sua marca no mercado, algumas dicas válidas no momento de compartilhar seus resultados são:

 

  • Humanize os processos e a comunicação: ao divulgar sua certificação, lembre-se que os protagonistas do processo são as equipes. Dê destaque às pessoas;
  • Envolva diferentes stakeholders: a obtenção de um selo pode significar vantagens e melhorias diferentes para clientes finais, fornecedores, empresas parceiras etc. Não deixe nenhum público de fora da sua estratégia de comunicação;
  • Encontre uma frequência e um estilo equilibrados: pecar pelo excesso ou pela falta de informação e de autenticidade são problemas igualmente sérios. Equilibre a divulgação da conquista com outros tipos de conteúdo, sem perder a essência da marca;
  • Concilie discursos, ações e resultados: um vídeo no YouTube ou um post no Instagram, por mais profissionais que sejam, não são o suficiente. É preciso desenvolver e compartilhar ações que corroborem com o discurso da marca e apresentar resultados reais e relevantes.

 

Se você deseja usufruir dos benefícios de marketing, branding e mais, gerados pela obtenção de certificações estratégicas para a sua organização, o primeiro passo é obtê-las. Para isso, conte com a AGQ Brasil. Somos especialistas em consultorias e auditorias em sistemas de gestão, e podemos ajudar você a conquistar selos da família ISO e outras certificações. Conheça nossos serviços e envie uma mensagem para nossa equipe.

 

 

Leia também:

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.