AGQ Brasil | Norma de Desempenho
norma de desempenho nbr 15575, nbr 15575, ABNT NBR 15575
15338
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15338,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

NORMA DE DESEMPENHO

NBR_15575

O que é Norma de Desempenho?

Trata-se de uma Norma, dividida em seis partes, que estabelece critérios objetivos de desempenho e os métodos de avaliação para os sistemas construtivos, com o intuito de verificar o atendimento aos requisitos definidos. Em resumo, a ABNT NBR 15575 estabelece o conforto mínimo que sua casa ou apartamento deve ter.

IMAGEM_HOME

E os benefícios para os clientes?

A Norma de Desempenho traz regras que privilegiam o consumidor final e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. Desta forma, todos devem respeitar os critérios da Norma, garantindo assim, um imóvel com a qualidade mínima esperada. A ABNT NBR 15575 aborda sobre os níveis de segurança, conforto e sustentabilidade para cada um dos sistemas que compõem um edifício: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações.

Um ponto importantíssimo enfatizado na norma, é que o usuário (morador) tem responsabilidades para manutenção do seu imóvel, evitando assim, falhas ocasionadas por ele e que anteriormente eram repassadas ao construtor.

Com a Norma de Desempenho,
sua empresa

ICON_13

Atende aos requisitos do Regimento SiAC do PBQP-H.

Atende requisitos mínimos obrigatórios para atuantes na área de construção civil habitacional.

Está adequada a linha de crédito Apoio à Produção da CEF – Caixa Econômica Federal.

Adquire materiais e contrata serviços adequados às normas de engenharia civil, diminuindo problemas após a entrega do imóvel.

Reduz manutenções pós obra, ou seja, a realização de assistências técnicas.

Dispõe de manual de uso e operação adequado para que o usuário possa ser responsável pela manutenção apropriada do imóvel, dentre outras vantagens.

As novidades da Norma

Trata-se de uma revolução conceitual na indústria da construção civil, uma vez que os níveis de desempenho para as edificações habitacionais estão diretamente relacionados à tecnologia e à inovação do setor. Empresas que possuem certificação no Regimento SiAC do PBQP-H devem atender a Norma de Desempenho (NBR 15575). Tal exigência também é uma cobrança àquelas empresas construtoras que buscam a linha de crédito Apoio à Produção na CEF – Caixa Econômica Federal.

IMAGEM_1

Redução de custos

A AGQ Brasil dispõe de uma equipe técnica formada por arquitetos e engenheiros para lhe auxiliar no cumprimento das exigências da Norma de Desempenho. De forma prática e com foco na redução de custos, você terá o auxílio necessário para a definição das tipologias construtivas de forma correta, o que favorece a economia com a realização de ensaios laboratoriais.

Nossa Metodologia

Com uma equipe preparada, temos dado suporte a vários profissionais e a diversas construtoras do Brasil, desde a fase de elaboração do memorial descritivo de uma edificação até o desenvolvimento do manual de uso, operação e manutenção do imóvel.

Todas as etapas que envolvem os estudos preliminares, a definição do perfil do empreendimento, o acompanhamento do anteprojeto e da concepção do projeto, a elaboração de planos de controles tecnológicos, o auxílio técnico nas adequações para a conformidade da execução dos serviços, as orientações sobre o processo de entrega e assistência técnica pós-entrega são desenvolvidas de acordo com as características da sua obra.

A metodologia de consultoria da AGQ BRASIL é validada em mais de 800 empresas em todo o Brasil e pode ser prestada de maneira presencial ou semipresencial.<

Precisa adequar ou implementar a
Norma de Desempenho ao seu empreendimento?

Conheça os produtos disponibilizados pela AGQ Brasil para atender ao requisitos da NBR 15575 Norma de Desempenho

PDE (Perfil de Desempenho da Edificação)

O PDE é um documento exigido pelo Regimento Geral do SiAC do PBQP-H.  Considerado como uma entrada de projeto, o PDE traz definições sobre os requisitos dos usuários e contempla os níveis de desempenho definidos para a sua edificação habitacional.

PCT (Plano de Controle Tecnológico)

Documento que compõe o Plano de Qualidade da Obra, relaciona os meios, as frequências e os responsáveis pela realização dos ensaios dos materiais a serem aplicados e dos serviços a serem executados no seu empreendimento, visando comprovar o atendimento às normas técnicas aplicáveis (incluindo a Norma de Desempenho) e aos requisitos dos projetos.

Análise de Projetos

Com o objetivo de verificar se os projetos desenvolvidos para o seu empreendimento atendem os requisitos da Norma de Desempenho, a análise crítica é realizada com o intuito de apontar os itens em conformidade com a ABNT NBR 15575:2013, os requisitos não conformes e as ações que devem ser tomadas para as devidas adequações.

Adequação de especificações técnicas para materiais

Os materiais empregados na obra possuem funções específicas para a obtenção do desempenho e o nosso trabalho é levantar todas as informações que você precisa solicitar a cada fornecer e quais informações analisar nos laudos e relatórios técnicos disponibilizados pelos fabricantes.

Adequação dos procedimentos de execução de serviços

Um dos pontos chaves para o atendimento a Norma de Desempenho é justamente a adequação dos métodos de execução dos serviços para que haja o acompanhamento de cada etapa de forma específica, por isso é de extrema importância que suas instruções de trabalho sejam adequadas conforme as exigências da ABNT NBR 15575:2013.

Simulação para análise do desempenho luminoso natural

Durante o dia, as dependências da edificação habitacional devem receber iluminação natural conveniente. Para fins de garantia que o nível mínimo seja alcançado é importante que você faça os estudos necessários na fase de concepção do projeto. E por isso, nossa equipe realiza a simulação recomendada e aceita atualmente pela Norma de Desempenho, conforme método de cálculo definido na ABNT NBR 15215-3 – Iluminação natural – Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos.

Análise do desempenho luminoso artificial

As condições de iluminação artificial interna precisam ser satisfatórias e devem atender as Normas Brasileiras vigentes, resultando na realização de atividades com conforto e segurança. Mesmo que sua empresa construtora não faça a instalação de lâmpadas ou luminárias nas unidades construídas, é necessário que você disponibilize as especificações corretas para que seu cliente faça a aquisição desses dispositivos e obtenha a iluminância mínima requerida. Lembre-se: desempenho e eficiência devem andar juntos!

Análise do desempenho térmico

A análise do desempenho térmico para os fechamentos da edificação (vedações verticais e coberturas) é realizada de acordo com o método de cálculo estabelecido na ABNT NBR 15220 – Desempenho térmico de edificações e através de simulações computacionais por softwares específicos. O ideal é que sua construtora faça os estudos na fase de anteprojeto, pois as características climáticas do local e dos sistemas construtivos ditam o atendimento ou não aos critérios estabelecidos pela Norma de Desempenho.

Elaboração do manual de uso, operação e manutenção do imóvel

Além das características definidas no memorial descritivo, o manual do proprietário, o manual das áreas comuns e o manual do síndico é elaborado com todas as informações requeridas pela Norma de Desempenho e pelas demais normas técnicas aplicáveis. A função desses documentos é orientar os proprietários e a administração do condomínio sobre suas principais obrigações e os quesitos que envolvem a durabilidade da edificação. Os fatores relacionados ao projeto e execução da sua obra são apenas o ponto inicial. O correto uso e manutenção, principalmente a manutenção preventiva, condiciona a vida útil do empreendimento e por isso é imprescindível que os cuidados e as rotinas necessárias sejam repassados a todos os envolvidos de forma clara e detalhada.

Quer implementar um Sistema de Gestão?

Nós da AGQ Brasil somos especialistas em ajudar as empresas de qualquer segmento e tamanho a conquistar a certificação.
Nossa consultoria, semipresencial, oferece treinamentos e todo o acompanhamento para a implementar e manter a certificação.
São mais de 1.000 empresas que ajudamos nesse processo!