Qual o melhor momento para iniciar a busca por uma certificação?

Em contextos socioeconômicos de instabilidade, pode haver dúvidas sobre o momento ideal para obter uma certificação da família ISO. Saiba mais.

A obtenção de uma certificação da família ISO é, sem dúvida, um dos melhores investimentos técnicos no qual qualquer tipo de organização pode investir. Os benefícios das certificações já foram abordados em diversos artigos aqui no blog da AGQ Brasil, e incluem vantagens como maior credibilidade corporativa, diminuição do desperdício e melhor utilização de recursosimagem institucional mais sustentável e processos internos extremamente organizados e eficientes, entre outros.

No entanto, em contextos de instabilidade socioeconômica global, muitas empresas tendem a se questionar se existe um momento mais adequado para iniciar um processo de certificação. Seria melhor aguardar a resolução das questões mais delicadas associadas ao setor da organização ou, a despeito dos fatores externos, obter uma certificação pode auxiliar efetivamente no desenvolvimento de melhores práticas e soluções? Confira a seguir.

Vantagens de uma certificação ISO em momentos de crise

Antes de analisar a questão do momento adequado para investir em uma certificação, é importante analisar alguns pontos positivos que um selo pode trazer para a sua organização em contextos críticos. Algumas dessas vantagens incluem:

  • Maior capacidade de adaptação: conseguir se adaptar com agilidade e eficiência é requisito de negócios bem-sucedidos. Por meio da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, por exemplo, a organização pode desenvolver essa habilidade a partir da existência de processos de alto nível.
  • Produtos e serviços diferenciados: uma consequência direta do tópico anterior é a melhoria dos produtos e serviços oferecidos. Um sistema de gestão geralmente não atua diretamente sobre as entregas da empresa, mas, a partir da melhoria de processos, os resultados tendem a ser cada vez mais positivos.
  • Equipes mais engajadas e produtivas: empresas que investem em certificações e aprimoram a qualidade dos ambientes de trabalho podem, como consequência, conquistar colaboradores que são mais engajados e produtivos, diminuindo assim a taxa de rotatividade das equipes, entre outras vantagens.
  • Reconhecimento de marca junto aos públicos: no âmbito externo, um selo da família ISO não é apenas um recurso de marketing e visibilidade para as organizações, mas uma maneira internacionalmente reconhecida de mostrar ao mercado que a marca é engajada com a melhoria de seus processos.
  • Diminuição de falhas e necessidade de retrabalho: por fim, a partir de todos os aspectos citados, o índice de erros diminui, os recursos são mais bem utilizados e os resultados tendem a ser mais positivos.

Qual a melhor época para iniciar o processo de certificação?

Atualmente, o que não faltam são fatores externos com grande impacto potencial nos resultados de negócios em organizações de todos os setores. No entanto, aguardar o contexto perfeito para iniciar a busca por um selo da família ISO pode ser um equívoco. O motivo é bem simples: com a velocidade das mudanças globais, sobretudo nos aspectos político, tecnológico e social, a tendência é de que sempre haverá grandes desafios para as empresas.

Neste sentido, o momento perfeito não existe e, para lidar de maneira mais assertiva com todos os desafios que já existem e aqueles que eventualmente surgirão, o ideal é se preparar com antecedência. Sendo assim, o contexto ideal para certificar a sua empresa e investir em sistemas de gestão é agora.

Ao aprimorar os processos internos, adotar práticas de nível internacional e, consequentemente, ampliar a qualidade de seus produtos, serviços e do ambiente de trabalho das equipes, as organizações podem encontrar e construir as soluções necessárias para sobreviver a momentos críticos e se destacar no mercado em qualquer situação. Para isso, conte com o suporte da equipe AGQ Brasil.

TAGS:

 #AGQBRASIL#certificaçãoISO
#certificações#FestQuali
#sistemadegestão
#sistemagestãodaqualidade
#sustentabilidade

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *