AGQ Brasil | 5 benefícios de investir em segurança da informação com a ISO 27001
18493
post-template-default,single,single-post,postid-18493,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

5 benefícios de investir em segurança da informação com a ISO 27001

5 benefícios de investir em segurança da informação com a ISO 27001

A ISO 27001 – sistema de gestão da segurança da informação, é um padrão indispensável para organizações que desejam se destacar pela qualidade e segurança corporativa.

 

A família ISO é composta por diversas normas, como por exemplo a ISO 9001, a ISO 14001 e a ISO 45001. Outra certificação que vem ganhando destaque e relevância no mercado é a ISO 27001. Esta norma tem como objetivo central a segurança da informação no ambiente corporativo. Em outras palavras, ela auxilia as organizações, por meio do cumprimento de diversos requisitos, a gerir de maneira assertiva e controlada todos os dados sensíveis que circulam no cotidiano profissional.

 

Por dados sensíveis, entende-se qualquer conteúdo que inclua informações que devem ser preservadas de riscos de vazamentos, utilização indevida ou outros problemas, tais como informações pessoais de clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores; balancetes financeiros; documentos oficiais etc. Estes dados circulam por e-mail, em softwares de gestão utilizados pelas equipes, e talvez até mesmo em apps de redes sociais e mensagens instantâneas, daí a importância de instituir e manter processos que zelem pelo uso correto, idôneo e assertivo destes dados confidenciais. Com a ISO 27001 isto é possível, e a seguir você confere cinco benefícios de investir na certificação.

Precisa de informações ou de suporte para a implementação da ISO 27001 ou outra norma da família ISO? Conte com o suporte da AGQ Brasil.

 

 

  1. Aumento da credibilidade da organização frente ao mercado

 

A obtenção da certificação na norma ISO 27001 é um indicativo internacionalmente reconhecido de que a empresa se preocupa com a segurança da informação em seus processos internos. Isso tende a aumentar a confiabilidade da marca junto a seus públicos.

 

 

  1. Redução de riscos associados à LGPD e legislações semelhantes

 

A LGPD – Lei Geral da Proteção de Dados, exige que as organizações executem ações específicas no que diz respeito aos dados de seus clientes e usuários, sob o risco de receber multas e outras sanções administrativas. Com processos organizados a partir dos requisitos da ISO 27001, a empresa fica mais segura nos mercados nacionais e internacionais.

 

 

  1. Melhoria no gerenciamento cotidiano de informações digitais ou físicas

 

Um dos efeitos positivos da ISO 27001 diretamente na operação diz respeito à escolha de ferramentas e técnicas mais efetivas para gerenciar os dados da organização, facilitando e aprimorando o trabalho das equipes.

 

 

  1. Maior preparo das equipes para eventuais situações de gestão de crise

 

Mesmo com todo o cuidado, devido à adoção de melhores práticas, ainda existem riscos em fatores que fogem ao controle da organização. Porém, em casos críticos, a empresa certificada estará preparada para lidar com a situação.

 

 

  1. Garantia de segurança para equipes e lideranças da organização

 

Por fim, devido a todos os itens anteriores, o trabalho de equipes e gestores torna-se muito mais organizado e, acima de tudo, mais seguro. Isso implica em menos falhas, mais engajamento dos colaboradores e aumento na produtividade.

 

 

Curtiu os benefícios associados à certificação na norma ISO 27001? Então, entre em contato conosco. Nossa equipe pode ajudar sua organização a melhorar significativamente os processos relacionados à segurança da informação. Esperamos você.

 

 

Leia também:

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.