Nos últimos anos, o conceito de compliance ganhou força no ambiente corporativo. Entenda o que é, como funciona e para que serve o setor de compliance.
Criar e manter um negócio na era digital é um grande desafio. As organizações precisam estar a par das melhores práticas específicas em seu segmento de atuação, e também acompanhar as últimas tendências, novidades tecnológicas, novas técnicas, métodos e ferramentas. Felizmente, apesar das dificuldades de se manter sempre em constante atualização, muitas dessas mudanças recentes são positivas para as organizações. A ascensão e consolidação do conceito de compliance é um exemplo disso.
Na prática, compliance não é apenas um conceito, mas um padrão de negócios que, em muitas organizações, recebe até mesmo um setor exclusivo, com profissionais dedicados à tarefa de manter a estrutura organizacional em conformidade com os pontos de atenção. Entenda o que é compliance e saiba como a ISO 37301 – Sistemas de Gestão de Compliance pode contribuir para a sua operação comercial.
O que é compliance e para que serve este setor?
A expressão “compliance” vem do verbo “to comply”, em inglês, que significa “conformar”. A proposta é garantir que a organização esteja em perfeita conformidade com todos os aspectos legais, normativos, regulamentares e éticos necessários para a sua operação. Em outras palavras, o objetivo central da compliance é mitigar riscos: quanto mais correta for a organização em todos os seus pontos de ação, menores serão as possibilidades de problemas, falhas e prejuízos reputacionais.
Para garantir que as melhores práticas de mercado sejam adotadas e mantidas constantemente na organização, tem sido comum a criação de um setor dedicado a essa função. A partir de uma ação preventiva e estruturada, é possível ampliar os níveis de eficácia, transparência e ética corporativa em organizações de qualquer porte e segmento de atuação, tanto públicas quanto privadas.
Certificação ISO 37301 – Sistemas de Gestão de Compliance
A norma ISO 37301 – Sistemas de Gestão de Compliance, é uma nova certificação pertencente à família ISO. Sua publicação é recente: a norma foi oficializada no dia 13 de abril de 2021, e foi criada com o objetivo de normatizar sistemas de gestão de compliance tanto em organizações públicas quanto em instituições privadas. A ISO 37301 substitui a norma ISO 19600, promovendo melhorias na estrutura de normatização. A nova norma tem como objetivo auxiliar a:
- Aprimorar e proteger a reputação da organização frente ao mercado;
- Valorizar as expectativas de todas as partes interessadas envolvidas;
- Aumentar a possibilidade de novas oportunidades de negócio para a empresa;
- Contribuir para a evolução da sustentabilidade corporativa e eficiência empresarial;
- Demonstrar, de modo oficial e reconhecido a nível internacional, o compromisso da organização com o gerenciamento de riscos relacionados a compliance;
- Atenuar os riscos de ocorrência de contravenções e violações, além dos possíveis danos associados à reputação da marca;
Se a sua organização pretende investir em um sistema de gestão de compliance, para usufruir das vantagens listadas acima e de tantas outras, fale com a equipe AGQ Brasil.
Leia também
- 5 benefícios de investir em segurança da informação com a ISO 27001
- Certificações, ROI e gestão por resultados nas organizações
- ISO 9001 – Conheça o Requisito 9: avaliação e desempenho