AGQ Brasil | ISO 9001 – Conheça o Requisito 9: avaliação e desempenho
18407
post-template-default,single,single-post,postid-18407,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

ISO 9001 – Conheça o Requisito 9: avaliação e desempenho

ISO 9001 – Conheça o Requisito 9: avaliação e desempenho

A estrutura da ISO 9001 é formada por diferentes requisitos. No artigo de hoje, o tema será o Requisito 9, no qual são executados o monitoramento, a medição, a análise e a avaliação de resultados.

 

 

A ISO 9001 é a mais famosa e mais utilizada norma da família ISO. Seu sucesso a nível mundial não é surpresa, visto que organizações de todo o planeta investem continuamente na melhoria contínua, como forma de aprimorar processos e, assim, obter melhores produtos, serviços e resultados.

 

Se você está pesquisando sobre o assunto atualmente e tendo os primeiros contatos com a norma, deve ter visto algo a respeito dos requisitos da ISO 9001. Basicamente, estes requisitos são diretrizes de atuação e itens que são cobrados durante a implementação do sistema de gestão da qualidade. Em outras palavras, para obter a certificação, é preciso atender aos requisitos previstos.

 

É dessa forma que a ISO consegue manter um patamar de qualidade tão alto em relação às organizações certificadas, pois só aquelas que realmente se debruçam sobre os itens e os atendem adequadamente obtêm o selo. Ao todo são 10 requisitos, e os itens de 4 a 10 são os cobrados durante a implementação. No artigo de hoje abordaremos o requisito 9: avaliação e desempenho.

 

  1. Escopo
  2. Referências normativas
  3. Termos e definições
  4. Contexto da Organização
  5. Liderança
  6. Planejamento
  7. Apoio
  8. Operação
  9. Avaliação de desempenho
  10. Melhoria

 

 

Requisito 9.1 – Monitoramento, medição, análise e avaliação

 

O requisito 9 entra em cena na etapa final do processo. É o momento em que a organização, por meio de seus representantes no processo de certificação, deve avaliar se tudo está no caminho certo. Isso se dá a partir de 3 subtópicos. O primeiro passo é o monitoramento, a medição e a avaliação do desempenho.

 

Não se trata apenas de uma avaliação empírica, mas baseada em técnicas e ferramentas como o Ciclo PDCA, por exemplo, cuja proposta é planejar > desenvolver > checar > agir. Assim, a etapa de análise atua também como uma revisão de pontos sensíveis, além de auxiliar na captação de dados relevantes sobre a satisfação do cliente.

 

Requisito 9.2 – Auditoria interna

 

O segundo ponto é a realização de auditorias internas, ou auditorias de primeira parte. Elas são importantes para confirmar se o SGQ da organização está em conformidade com os requisitos da ISO 9001. Sua realização deve ser planejada no que diz respeito aos intervalos entre uma e outra, aos métodos utilizados, ao escopo necessário para a análise, entre outros fatores.

 

Justamente por isso, é comum que as organizações contem com o suporte de uma parceria estratégica e imparcial para essa etapa. Com o auxílio de especialistas como a AGQ Brasil, é possível desenvolver um programa de auditoria bem-sucedido e, por meio dos resultados obtidos, promover melhorias em tempo hábil, conforme o requisito 10.

 

 

Requisito 9.3 – Análise crítica pela direção

 

Por fim, todos os dados obtidos e analisados nas etapas de avaliação, pesquisa de satisfação dos clientes e nas auditorias internas devem ser objeto de uma análise crítica da direção organizacional. Neste momento, as lideranças estratégicas devem entender os principais indicadores de desempenho mapeados e partir para um processo de discussão e revisão, que deve ser registrado.

 

O resultado são planos de ação capazes de sanar problemas, aprimorar processos ainda frágeis e atuar como ponto de partida para a etapa final do processo de implementação do sistema de gestão da qualidade. Se você precisa de suporte para obter a certificação ou entender os requisitos da ISO 9001 aplicados à sua organização, conte com o suporte da AGQ Brasil.

 

 

Leia também: