AGQ Brasil | O que é a ISO 37001 e quais são os seus objetivos?
18204
post-template-default,single,single-post,postid-18204,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

O que é a ISO 37001 e quais são os seus objetivos?

O que é a ISO 37001 e quais são os seus objetivos?

A ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, é uma possibilidade de resposta efetiva a cenários organizacionais que, infelizmente, ainda são marcados por casos de corrupção em diversos países. Saiba mais.

Basta citar o tema corrupção e, automaticamente, a maioria das pessoas o relacionará ao ambiente político. Especialmente no Brasil, cuja recente história de democracia é marcada por escândalos em diferentes Governos, o assunto surge com frequência muito maior que o ideal em manchetes de jornais, discussões populares e outros contextos.

No âmbito empresarial, a corrupção também é uma preocupação para organizações corretas e compromissadas. Uma das formas mais comuns de manifestação da corrupção em empresas é por meio do suborno, e a ISO 37001 é uma resposta a este desafio. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil perde mais de R$ 200 bilhões anuais em razão de esquemas de corrupção.

 

A definição do termo suborno pode variar de acordo com a legislação vigente em cada país, mas a Norma o define de maneira generalista como:

“Oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não financeiro), direta ou indiretamente, e independente de localização, em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações.”

 

O que é a ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno?

A ISO 37001 foi lançada em 2016 pela ISO – International Organization for Standardization, como uma resposta a movimentos internacionais de legislação e iniciativas anticorrupção.

Diante disso, a ISO 37001 define os requisitos e diretrizes para a criação, manutenção, consolidação e melhoria de um Sistema de Gestão Antissuborno, contribuindo efetivamente para que as organizações estejam alinhadas aos aspectos legais de cada país onde atua.

A Norma contribui ainda para a legitimação de uma cultura organizacional pautada na integridade, na transparência e no compromisso coletivo com as políticas corporativas e com a legislação vigente.

 

Objetivos e importância da ISO 37001

Portanto, de forma bastante sintética, o objetivo central da ISO 37001 é prevenir o suborno nas organizações. Embora seus requisitos sejam exclusivamente dedicados a este problema específico, é possível adequar as diretrizes para também combater outros formatos de corrupção, como cartel, fraudes, antitruste, lavagem de dinheiro etc.

Isso se dá por meio da compreensão do cenário, contexto interno e peculiaridades de cada organização, da compreensão de necessidades e expectativas das partes interessadas, pela definição e aplicação de políticas e ações para conscientização e treinamento, dentre outras iniciativas.

 

Diante disso, fica bem claro qual é a importância da Norma e seus impactos para os negócios certificados:

  • Aumento da credibilidade das organizações junto aos seus stakeholders;
  • Construção e consolidação de uma cultura interna de integridade e transparência;
  • Estruturação de um sistema capaz de combater diferentes tipos de corrupção;
  • Atendimento à legislação e alinhamento às expectativas de investidores, acionistas etc.;
  • Diminuição de prejuízos financeiros e de imagem decorrentes de escândalos de corrupção;
  • Entre outros benefícios.

Se estes aspectos parecem se relacionar às necessidades da sua organização, fale agora com um especialista na ISO 37001 e saiba mais detalhes sobre o processo de certificação. Comece hoje mesmo a aumentar a credibilidade do seu negócio.

 

Leia também:

 

No Comments

Post A Comment