AGQ Brasil | O que é ISO? A história e a importância da Organização Internacional de Normalização
17912
post-template-default,single,single-post,postid-17912,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

O que é ISO? A história e a importância da Organização Internacional de Normalização

O que é ISO? A história e a importância da Organização Internacional de Normalização

Você certamente já ouviu falar ou leu a respeito do termo ISO, frequentemente abordado em nosso blog. Porém, você conhece o significado da sigla e a sua história? Este é o tema do artigo de hoje.

Em ambientes corporativos, independentemente do setor de atuação, será bem fácil encontrar profissionais que saibam algo a respeito do termo ISO. O conceito é geralmente associado à ISO 9001, um Sistema de Gestão da Qualidade e, definitivamente, a norma mais famosa da família ISO. Porém, o que significa essa sigla? Se existe uma família ISO, quem cria e organiza tais normas internacionais? Conhecer as respostas para essas questões auxilia na compreensão de como funcionam os sistemas de gestão e da importância das certificações para organizações de todo o planeta.

 

Logotipo da ISO – International Organization for Standardization

 

O que é a ISO – International Organization for Standardization?

A Organização Internacional de Padronização, tradução para o nome original, é uma entidade com sede em Genebra, na Suíça. Ela foi fundada em 1946, quando autoridades de diversos países se reuniram com o objetivo de discutir meios para facilitar a criação de padrões industriais, coordenados e unificados a nível mundial. Em outras palavras, o objetivo na ocasião – e que permanece ainda hoje – é o de criar normas técnicas que possam ser usadas em todos os países do mundo, garantindo a padronização tão necessária em uma sociedade globalizada.

Atualmente, 75 anos após a fundação da entidade, mais de 160 países de todos os continentes fazem parte da rede global de nações que aderiram aos padrões propostos pela ISO. Muitos deles possuem órgãos próprios encarregados de estabelecer e adequar as normas às realidades locais. No Brasil, por exemplo, o órgão responsável pela normatização alinhada à ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Todos os países destacados em azul são membros da ISO com sistemas nacionais de padronização, também chamados de Corpos Associados.

Fonte: Wikipedia / Domínio Público

 

Por que a ISO é importante a nível internacional?

A existência e a atuação da ISO é importante por diversos motivos. O principal deles já foi citado anteriormente e é o fato de que, em um mundo cada vez mais globalizado, a utilização de padrões internacionais facilita a atuação conjunta de empresas em projetos internacionais, garante a qualidade de produtos exportados e importados, e permite que organizações multinacionais preservem o mesmo nível de qualidade em todos os países de operação, a partir da certificação das unidades de negócio em normas como a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001, por exemplo.

Portanto, a obtenção de uma certificação é extremamente benéfica para empresas que desejam prestar serviços e vender produtos a companhias internacionais, mas também é vantajosa por outras razões. Ainda que sua organização não possua atuação internacional, trabalhar com padrões elevados de qualidade é sinônimo de estabelecer processos acima da média, de modo a se destacar da concorrência, fidelizar clientes e ampliar a gama e a qualidade de seus produtos ou serviços. Para mais informações, fale conosco