AGQ Brasil | Conheça a ISO 56002 – Sistema de Gestão da Inovação
18399
post-template-default,single,single-post,postid-18399,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Conheça a ISO 56002 – Sistema de Gestão da Inovação

Conheça a ISO 56002 – Sistema de Gestão da Inovação

Lançada em 2020, para atender às demandas de um mercado global em transição, a ISO 56002 apresenta maneiras para sistematizar a gestão da inovação nas organizações.

 

 

Uma das características fundamentais da ISO – International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização, é seu caráter dinâmico e versátil frente às mudanças corporativas que surgem constantemente. Não importa qual seja a localização geográfica ou o segmento de mercado de determinada organização, certamente ambos já passaram por transformações drásticas nos últimos anos e outras tantas estão por vir. É o chamado Mundo VUCA, tema de outro artigo aqui no blog da AGQ Brasil.

 

Sendo assim, e atenta aos movimentos globais, a ISO lançou recentemente a certificação ISO 56002, focada na gestão da inovação. A cada dia, fica evidente que inovar não é mais uma questão de escolha, mas de necessidade para as organizações. Porém, será que é realmente possível sistematizar algo aparentemente tão complexo como a inovação? E de que forma isso poderia acontecer? Confira as respostas para essas e outras questões a seguir.

 

Como a ISO 56002 ajuda as empresas a inovarem na prática?

 

Ao contrário do que muitos profissionais imaginam, a inovação geralmente não é algo que surge espontaneamente num ambiente organizacional. Para que seja efetiva e contínua, a inovação requer esforços coletivos e integrados. É preciso criar um ambiente propício para desenvolver projetos criativos e assumir riscos para executá-los, além de promover uma cultura interna voltada para a melhoria contínua.

 

A proposta da ISO 56002 é auxiliar as organizações exatamente nestes e em outros pontos afins. Por se tratar de um modelo de atuação, é possível, sim, definir padrões e aprimorá-los em prol da inovação corporativa. Isso é realizado a partir da padronização de ferramentas, técnicas, terminologias e demais recursos que compõem os requisitos da norma. A ISO 56002 não cria a inovação nas organizações, mas faz com que as equipes consigam encontrá-las como oportunidades escondidas nos processos cotidianos.

 

Na prática, o objetivo da ISO da Inovação é apoiar a inovação nas empresas a partir de melhor gestão de incertezas, ampliação da sustentabilidade nos processos e recursos utilizados, capacidade de engajar colaboradores e parceiros em novos projetos, aumento na resiliência coletiva de lideranças, colaboradores e da marca, de modo geral. Todos estes benefícios da ISO 56002 podem ser obtidos com investimento e dedicação das partes envolvidas.

 

Vale a pena investir na ISO 56002?

 

É preciso obter a certificação ISO 56002 para alcançar este patamar de inovação? A resposta é não. Da mesma forma que não é preciso certificar uma organização na ISO 9001 para obter maior qualidade nos processos, por exemplo. Porém, nos dois casos, a certificação é um suporte inestimável na busca pela inovação e pela qualidade, respectivamente.

 

Se a sua organização deseja sistematizar processos mais inovadores e desenvolver uma mentalidade diferenciada, de modo a contribuir para a criação e manutenção de processos, serviços e produtos mais inovadores, a ISO 56002 vale a pena por ser um ponto de partida, e uma forma de estabelecer os alicerces para o crescimento de novos contextos e soluções.

 

 

Leia também: