AGQ Brasil | Mundo VUCA: qual a relação do conceito com certificações ISO?
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18320
post-template-default,single,single-post,postid-18320,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Mundo VUCA: qual a relação do conceito com certificações ISO?

AGQ Brasil

Mundo VUCA: qual a relação do conceito com certificações ISO?

Entender o conceito de mundo VUCA pode ajudar sua organização a lidar com a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade dos mercados contemporâneos.

 

Navegando pelo LinkedIn ou pelo YouTube, participando de workshops e congressos, ou talvez numa roda informal de conversas sobre negócios, talvez você já tenha se deparado com a expressão Mundo VUCA. O termo é relativamente antigo – surgiu na década de 1990 -, mas ganhou notoriedade global nos últimos anos e hoje é tópico recorrente em áreas como administração, marketing, inovação, pesquisa e desenvolvimento, dentre outras.

Porém, o que significa este acrônimo? Será que ele ainda faz sentido no cenário atual? E quais intersecções podem ser delimitadas com o universo das certificações? Confira as respostas a seguir.

 

O que é mundo VUCA?

 

Formado pelas iniciais de quatro palavras em inglês, VUCA é um acrônimo para Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, em português. O conceito surgiu nos EUA, na década de 1990, mais especificamente após o período da Guerra Fria, numa tentativa (bem-sucedida) de representar o momento do mundo e os desafios que com ele surgiam para governos e negócios.

  • Volatilidade: mudanças constantes, muito rápidas e possivelmente drásticas;
  • Incerteza: se tudo pode acontecer, é impossível prever com certeza o que virá;
  • Complexidade: a velocidade das mudanças e da tecnologia cria cenários complexos;
  • Ambiguidade: diante dos fatores anteriores, tomar decisões torna-se mais difícil.

 

Como é possível perceber, ainda que os cenários políticos, econômicos, sociais e culturais tenham mudado drasticamente desde os anos 1990, o conceito ainda faz sentido e se mostra mais atual do que nunca. Ou as empresas se adaptam ou não sobrevivem.

Num mundo VUCA, toda fonte confiável de estabilidade e segurança é bem-vinda. Certificações são exemplos disso. Imagem: Pixabay / Reprodução

 

Qual a relação entre mundo VUCA e certificações da família ISO?

 

Se o conceito de mundo VUCA busca definir as características da sociedade atual e de suas mudanças, as certificações da família ISO possuem em comum o fato de fornecerem às organizações atributos como maior estabilidade, coerência, capacidade produtiva e credibilidade de mercado, dentre outros fatores. Ou seja, em meio ao caos do mundo VUCA, certificações podem auxiliar os negócios a serem mais sólidos e seguros.

A ISO 9001, por exemplo, proporciona a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, algo capaz de elevar o perfil da organização e seus resultados a um novo patamar. E esta é apenas uma das possibilidades possíveis, sendo que existem certificações voltadas a diferentes objetivos estratégicos, segmentos de mercado e contextos organizacionais.

Em síntese, a obtenção de certificações da família ISO pode ser algo muito benéfico para a sua organização. Graças à implementação de padrões internacionais e à melhoria dos processos internos, a companhia pode desenvolver uma cultura organizacional forte, aprimorar a qualidade de produtos e serviços e conquistar a confiança de seus stakeholders.

Com estes e outros fatores consolidados, enfrentar a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade que definem a sociedade contemporânea torna-se um desafio bem mais possível e gerenciável. Portanto, não perca tempo e comece a transformação de sua organização hoje mesmo, investindo na obtenção do selo da ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001, por exemplo. Na dúvida, conte com nosso apoio.

 

 

Leia também: