AGQ Brasil | Perfis de liderança e impactos da gestão de pessoas em processos de certificação
18188
post-template-default,single,single-post,postid-18188,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Perfis de liderança e impactos da gestão de pessoas em processos de certificação

Perfis de liderança e impactos da gestão de pessoas em processos de certificação

Existem variados perfis de líderes em ambientes organizacionais, todos com suas peculiaridades. Quando o assunto é a obtenção de uma certificação, cada tipo de liderança pode contribuir em aspectos distintos e auxiliar a organização a obter sucesso.

O interesse por mapear e descrever perfis de liderança é antigo em áreas de estudo como psicologia, administração, marketing e setores afins. Existe uma infinidade de artigos e livros publicados sobre o assunto. Um deles é a obra Destaque-se: descubra sua vantagem competitiva no trabalho e aprenda a colocá-la em prática.

Lançado no Brasil em 2012, o livro foi escrito pelo inglês Marcus Buckingham, que, além de autor, é pesquisador, palestrante motivacional, consultor de negócios e uma grande referência sobre carreira e negócios na atualidade. Um dos destaques de sua publicação é a organização de 9 perfis de liderança, identificados a partir de mais de duas décadas de pesquisa e entrevistas com mais de 250 mil executivos em diferentes indústrias e países.

Conheça cada um dos estilos de liderança e seus impactos positivos para organizações em busca de uma nova certificação.

 

📚 Perfil 1 – Assessor

Líderes com perfil assessor estão sempre aprendendo para ajudar os outros. Por isso, geralmente são os primeiros nomes lembrados na empresa quando alguém precisa de uma informação. Em processos de certificação, essa característica é importante para garantir que os pontos mais importantes sejam do conhecimento de todos.

 

💬 Perfil 2 – Conector

Conectores são líderes com grande habilidade para enxergar potencial e agrupar pessoas com características complementares. Essa facilidade para formar times de sucesso pode ser muito útil ao definir os responsáveis por uma auditoria interna, por exemplo.

 

💡 Perfil 3 – Criador

O perfil criador, como o próprio nome indica, é bastante inventivo e apegado às ideias que desenvolve. Suas sugestões inovadoras devem ser ouvidas porque podem contribuir para aprimorar processos, gerir crises, atenuar riscos etc.

 

⚖️ Perfil 4 – Equalizador

Líderes equalizadores possuem o equilíbrio como principal característica no trabalho. Além de gerenciar bem pessoas e recursos, este perfil é franco ao avaliar resultados e fornecer feedbacks. Essas características de percepção sem exageros é importante para avaliar pontos fortes e pontos de melhoria nos setores.

 

🗣️ Perfil 5 – Estimulador

Estimuladores são profissionais cuja liderança se baseia na facilidade para engajar as pessoas ao redor. Sua energia e carisma inspiram confiança e disposição na equipe. Este perfil de liderança pode fazer toda a diferença nas fases iniciais da certificação, promovendo envolvimento coletivo em prol de ótimos resultados.

 

🎤 Perfil 6 – Influenciador

Um influenciador possui personalidade forte, muitas habilidades de comunicação e grande poder de persuasão. Consegue argumentar e convencer com base em seu conhecimento, de modo que pode ser útil para apresentar resultados de auditorias e demonstrar o que deve mudar e como fazer isso.

 

🚀 Perfil 7 – Pioneiro

Sem medo de arriscar e muito menos de falhar, líderes pioneiros conseguem enxergar adiante e estão sempre dispostos a começar algo novo. Seu entusiasmo e visão de longo prazo auxiliam a organização ao iniciar novos processos de certificação, auxiliando os times a perceberem os benefícios que aguardam no fim do processo.

 

👩‍🏫 Perfil 8 – Professor

Líderes que possuem perfil professor trabalham para descobrir, entender e aprimorar o potencial das pessoas em seu time. E eles fazem tudo isso enquanto aprendem algo novo. Sua disposição para ajudar e explicar é imprescindível em treinamentos, reuniões de alinhamento etc.

 

🙌 Perfil 9 – Provedor

Confiável, apoiador e atencioso com as necessidades do time, o líder provedor está sempre em busca de maneiras para oferecer mais suporte a partir das experiências e recursos que possui. Pode ajudar a empresa a sanar pendências críticas em seus processos.

 

Ao compreender a correlação entre características de liderança e desempenho, você e sua equipe podem se organizar melhor para delegar tarefas coerentes com a atuação de cada profissional e, assim, obter resultados mais positivos. Conte pra gente, qual é o seu perfil de liderança segundo a categorização apresentada?

 

Leia também:

No Comments

Post A Comment