
29 jan ISO 9001: Como promover a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade
Os esforços da organização não se encerram após a implementação do SGQ. Pelo contrário, é preciso foco e comprometimento para manter e aprimorar a certificação.
Obter uma certificação é uma conquista a ser celebrada. Além de todo o trabalho necessário durante o processo, os benefícios decorrentes da ISO 9001 fazem com que a organização dê um passo importante rumo a um nível de excelência elevado, capaz de fazer com que seus produtos e serviços se destaquem no mercado. Porém, este importante passo é apenas o primeiro. A jornada de uma empresa rumo ao topo de seu segmento continua após a auditoria de terceira parte. De modo a ampliar sua lucratividade, seu reconhecimento e a possuir modelos de trabalho consolidados, um dos desafios posteriores à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade é sua manutenção e aprimoramento.
A importância da cultura organizacional
Durante as etapas que antecedem a certificação é imprescindível mobilizar todos os colaboradores. A organização deve funcionar de modo unificado, com atenção a cada detalhe, compromisso com as políticas da empresa e aderência ao SGQ. É um grande esforço coletivo, mas os resultados são positivos e perceptíveis a curto prazo. As pessoas conseguem perceber, na prática, as melhorias proporcionadas pelas adequações. Infelizmente, após a conclusão do processo, é comum que o empenho geral diminua. Algumas pessoas passam a negligenciar tarefas, uma vez que elas não são mais “obrigatórias” e, assim, a rotina muda e o Sistema de Gestão pode enfraquecer.
A solução para este problema invariavelmente passa pela cultura organizacional da empresa. Desde o primeiro momento em que o assunto for abordado junto aos colaboradores, é preciso deixar claro que não se trata de uma ferramenta de alavancagem comercial ou uma estratégia de comunicação e marketing para obter maior credibilidade e reconhecimento de marca. Estes não podem ser os objetivos para obter uma certificação, são consequências positivas do resultado. A criação de uma cultura organizacional consistente demanda a comunicação clara e assertiva de que a implantação do SGQ representa um novo momento na realidade da empresa, uma rotina que depende do engajamento contínuo de todos.
Cronograma de ações periódicas: acompanhamento, treinamento e auditorias
Ciente dos pontos descritos anteriormente, o que fazer para manter e aprimorar o Sistema de Gestão da Qualidade? Como garantir que as equipes estejam alinhadas aos objetivos definidos e adaptadas à cultura da qualidade em todas as suas tarefas? A palavra-chave é regularidade. Confira algumas iniciativas que devem ser planejadas e executadas periodicamente:
- Organizar todas as atividades e ações relacionadas ao SGQ em um calendário;
- Definir a periodicidade de cada iniciativa, bem como os responsáveis e envolvidos;
- Promover encontros quinzenais ou mensais para monitoramento dos KPIs;
- Utilizar estes momentos para destacar pontos positivos e oportunidades de melhoria;
- Criar canais de comunicação interna a partir dos quais seja possível contribuir com sugestões e ideias para melhoria nos processos;
- Agendar auditorias internas semestrais ou anuais, com o suporte de uma consultoria para capacitação dos times e/ou condução da auditoria;
- Investir em treinamento e capacitação constante de lideranças, equipes e novos profissionais;
Melhoria contínua é um processo cíclico que pode ser aplicado de diferentes formas. Na dúvida, conte com o suporte da AGQ Brasil. Nosso time de especialistas está à disposição para auxiliar sua organização antes, durante e após a certificação. Saiba mais sobre a ISO 9001.