AGQ Brasil | Melhores certificações para reforçar sua credibilidade organizacional
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18421
post-template-default,single,single-post,postid-18421,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Melhores certificações para reforçar sua credibilidade organizacional

AGQ Brasil

Melhores certificações para reforçar sua credibilidade organizacional

Se você quer aumentar a credibilidade do seu negócio para que ele seja visto como uma referência de mercado, invista nas certificações certas.

 

 

O ano é 2022. Sua organização possui uma ótima equipe, um ambiente positivo e produtos e serviços de qualidade. Aparentemente está tudo certo, mas os resultados não acompanham as expectativas. Será uma baixa geral no consumo? Parece que não, porque a concorrência está vendendo muito. Será que é algo com o marketing? O site está legal, as redes sociais estão ativas, você está fazendo tudo certo e, ainda assim, falta alguma coisa. O que pode estar errado?

 

Na vida real, a resposta para uma pergunta como essa só pode aparecer após MUITA análise (interna e externa), entrevistas, testes A/B e outras iniciativas capazes de localizar a causa raiz do problema e solucioná-lo de vez. Um dos possíveis motivos que poderiam ser identificados ao fim desse processo é a baixa credibilidade no mercado, e é sobre isso que vamos escrever hoje.

Antes de continuar lendo, vem seguir nosso perfil no Instagram. 😉

 

 

Afinal, o que é credibilidade organizacional?

 

O dicionário define credibilidade como “atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade”. No âmbito pessoal, uma pessoa confiável é aquela que a gente sabe que pode contar. No contexto organizacional, a premissa é basicamente a mesma. Nas relações corporativas, assim como em relacionamentos amorosos, afetivos ou familiares, geralmente as pessoas procuram segurança, estabilidade e tranquilidade. Isso significa que uma organização vista como dona de grande credibilidade é aquela que clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo a concorrência sabem: lá as coisas são feitas de uma forma correta, com qualidade, eficiência e foco nas pessoas.

 

Não existe fórmula mágica ou um passo a passo fixo para conseguir chegar nessa posição tão almejada. Algumas marcas conquistam a credibilidade por estarem há muito tempo no mercado entregando soluções satisfatórias com regularidade. Outras obtêm um crescimento meteórico devido às inovações em seus produtos e serviços e à sua comunicação diferenciada, por exemplo.

 

No entanto, para a grande maioria das organizações que se enquadram na regra e não na exceção, construir credibilidade é um processo. É preciso buscar maneiras de auxiliar na consolidação da imagem e da identidade da companhia, e uma das alternativas é a obtenção de certificações. Assim como o diploma de uma grande universidade agrega valor ao currículo de qualquer profissional, um selo da família ISO tem o poder de transformar a realidade de seus processos para melhor e gerar um impacto muito positivo no mercado.

 

 

Existem dezenas de certificações ISO disponíveis e para saber exatamente qual é a melhor para o seu contexto organizacional, você precisa conversar com especialistas no assunto. Mas é claro que algumas Normas funcionam bem para a maioria das empresas, e são essas que estarão na lista a seguir. Sem mais delongas, algumas das melhores certificações para reforçar sua credibilidade organizacional são:

 

 

ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade

A mais famosa e principal aliada para reforçar a credibilidade das organizações. O selo ISO 9001 é um símbolo popular de credibilidade reconhecido em todo o mundo. Vale muito a pena!

 

 

ISO 14001 – Sistema de gestão ambiental

Atualmente, a sustentabilidade está presente em todos os setores. Porém, se a sua empresa atua em mercados nos quais este tópico é ainda mais importante, invista na ISO 14001.

 

 

ISO 45001 – Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional

Outra norma generalista que se conecta a diversos segmentos econômicos, porque seu foco está nas pessoas. Essa norma destaca um cuidado especial com os colaboradores da organização.

 

 

ISO 56002 – Sistema de gestão da inovação

No mundo globalizado e digital, inovação é necessidade! Se a sua organização quer comprovar que possui processos voltados para uma atuação diferenciada e disruptiva, esse é o selo!

 

Tem dúvidas? Vamos conversar!

 

 

Leia também

 

Principais desafios ao implementar uma certificação e como vencê-los