Se você quer aumentar a credibilidade do seu negócio para que ele seja visto como uma referência de mercado, invista nas certificações certas.
O ano é 2022. Sua organização possui uma ótima equipe, um ambiente positivo e produtos e serviços de qualidade. Aparentemente está tudo certo, mas os resultados não acompanham as expectativas. Será uma baixa geral no consumo? Parece que não, porque a concorrência está vendendo muito. Será que é algo com o marketing? O site está legal, as redes sociais estão ativas, você está fazendo tudo certo e, ainda assim, falta alguma coisa. O que pode estar errado?
Na vida real, a resposta para uma pergunta como essa só pode aparecer após MUITA análise (interna e externa), entrevistas, testes A/B e outras iniciativas capazes de localizar a causa raiz do problema e solucioná-lo de vez. Um dos possíveis motivos que poderiam ser identificados ao fim desse processo é a baixa credibilidade no mercado, e é sobre isso que vamos escrever hoje.
Antes de continuar lendo, vem seguir nosso perfil no Instagram.
Afinal, o que é credibilidade organizacional?
O dicionário define credibilidade como “atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade”. No âmbito pessoal, uma pessoa confiável é aquela que a gente sabe que pode contar. No contexto organizacional, a premissa é basicamente a mesma. Nas relações corporativas, assim como em relacionamentos amorosos, afetivos ou familiares, geralmente as pessoas procuram segurança, estabilidade e tranquilidade. Isso significa que uma organização vista como dona de grande credibilidade é aquela que clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo a concorrência sabem: lá as coisas são feitas de uma forma correta, com qualidade, eficiência e foco nas pessoas.
Não existe fórmula mágica ou um passo a passo fixo para conseguir chegar nessa posição tão almejada. Algumas marcas conquistam a credibilidade por estarem há muito tempo no mercado entregando soluções satisfatórias com regularidade. Outras obtêm um crescimento meteórico devido às inovações em seus produtos e serviços e à sua comunicação diferenciada, por exemplo.
No entanto, para a grande maioria das organizações que se enquadram na regra e não na exceção, construir credibilidade é um processo. É preciso buscar maneiras de auxiliar na consolidação da imagem e da identidade da companhia, e uma das alternativas é a obtenção de certificações. Assim como o diploma de uma grande universidade agrega valor ao currículo de qualquer profissional, um selo da família ISO tem o poder de transformar a realidade de seus processos para melhor e gerar um impacto muito positivo no mercado.
Existem dezenas de certificações ISO disponíveis e para saber exatamente qual é a melhor para o seu contexto organizacional, você precisa conversar com especialistas no assunto. Mas é claro que algumas Normas funcionam bem para a maioria das empresas, e são essas que estarão na lista a seguir. Sem mais delongas, algumas das melhores certificações para reforçar sua credibilidade organizacional são:
ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade
A mais famosa e principal aliada para reforçar a credibilidade das organizações. O selo ISO 9001 é um símbolo popular de credibilidade reconhecido em todo o mundo. Vale muito a pena!
ISO 14001 – Sistema de gestão ambiental
Atualmente, a sustentabilidade está presente em todos os setores. Porém, se a sua empresa atua em mercados nos quais este tópico é ainda mais importante, invista na ISO 14001.
ISO 45001 – Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional
Outra norma generalista que se conecta a diversos segmentos econômicos, porque seu foco está nas pessoas. Essa norma destaca um cuidado especial com os colaboradores da organização.
ISO 56002 – Sistema de gestão da inovação
No mundo globalizado e digital, inovação é necessidade! Se a sua organização quer comprovar que possui processos voltados para uma atuação diferenciada e disruptiva, esse é o selo!
Tem dúvidas? Vamos conversar!