AGQ Brasil | A importância da PBQP-H para a construção civil brasileira
18355
post-template-default,single,single-post,postid-18355,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

A importância da PBQP-H para a construção civil brasileira

A importância da PBQP-H para a construção civil brasileira

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat é uma das certificações mais importantes para empresas atuantes no segmento construtivo. Saiba o porquê.

 

 

Existem diferentes certificações conectadas ao segmento da construção civil, como a ABNT NBR ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental, a BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method e a LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, por exemplo. Essa variedade de opções ocorre porque se trata de um setor econômico no qual a qualidade é extremamente valorizada e necessária. Prova disso é que, no geral, o objetivo de várias certificações relacionadas ao setor é justamente garantir e promover a qualidade dos produtos, serviços e processos construtivos.

 

Dentre as possibilidades citadas e outras, talvez uma das mais importantes no mercado nacional seja o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Trata-se de um regimento que especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, com o objetivo de avaliar a conformidade em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na construção civil. O PBQP-H contribui diretamente para a evolução da qualidade no setor, mas por que e de que forma essa certificação é tão relevante para o mercado?

 

Por que a certificação PBQP-H é tão importante?

 

A importância da certificação para construtoras e demais organizações, de todos os portes, atuantes em obras de edificações, obras viárias, obras de saneamento básico e obras de arte especiais vai além da credibilidade que o selo acrescenta à marca. Ao investir no PBQP-H, sua empresa também se aproxima de benefícios fundamentais como:

 

  • Acesso a recursos governamentais para a execução de obras, muitos deles exclusivos a organizações com certificações pré-definidas;
  • Melhoria prática na produtividade da empresa e das obras, devido ao aprimoramento dos processos construtivos;
  • Qualificação da mão de obra e diminuição dos prejuízos e desperdícios nos canteiros de obra e demais setores da organização;
  • Produção de empreendimentos com alto nível de qualidade, reconhecimento de mercado e valor tecnológico agregado;

 

Em síntese, a certificação PBQP-H é importante porque auxilia organizações de diferentes portes e perfis a elevarem os padrões de trabalho e, em consequência disso, o nível dos resultados obtidos a médio e longo prazo.

 

 

O que seu negócio precisa para se certificar na PBQP-H?

 

Muitos profissionais cometem o equívoco de pensar que a certificação PBQP-H destina-se apenas a grandes construtoras. Para participar do programa de certificação, a organização deve atender a basicamente apenas três pré-requisitos fundamentais:

 

  • Possuir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no nome da organização;
  • Contar com pelo menos uma obra com responsabilidade global em andamento no decorrer do processo, para realização da auditoria;
  • Estar em pleno cumprimento diante das exigências do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, o SIAC.

 

Caso os itens supracitados sejam atendidos, basta contar com o suporte de uma parceira especializada para dar a entrada no pedido. Além de possuir uma metodologia de implementação comprovada por centenas de empresas em todo o país, a AGQ Brasil também oferece a você a possibilidade de implementar a ISO 9001 sem custo adicional, garantindo, assim, duas certificações em um único processo de implantação. Vamos juntos?

 

 

 

 

Leia também: