O desejo e a necessidade de inovar fazem parte da realidade de organizações em todo mundo. Como criatividade e pioneirismo também são resultados de trabalho estruturado e sequencial, conheça os 8 pilares para gerar inovação segundo a ISO 56002.
Há alguns anos, o conceito de inovação empresarial era frequentemente associado às grandes organizações, especialmente no setor de tecnologia. Essa não é a realidade atual. Com a democratização de novas ferramentas e a crescente transformação digital nas empresas, de micronegócios a multinacionais, a inovação deixou de ser a exceção para se tornar uma regra, uma necessidade. Afinal, em mercados tão competitivos, diferenciação é essencial.
Os benefícios da inovação não param por aí. É por meio dela que organizações conseguem aprimorar processos, desenvolver novos produtos e serviços, promover soluções de maneira única e marcante e, assim, conquistarem o reconhecimento do público-alvo.
Porém, muitas empresas falham nessa missão devido ao equívoco de associar inovação e criatividade apenas a inspiração. Na prática, estes são processos como qualquer outro, e podem ser aprendidos, aplicados e mensurados com o suporte de Normas ISO.
ISO 56002 – Sistema de Gestão da Inovação
De certo modo, a inovação é inerente a diversas Normas da família ISO. Tomando como exemplo a ISO 9001, a mais reconhecida no planeta, é possível perceber que sua implementação direciona empresas na direção de novas soluções. Por meio da melhoria de processos internos e gestão organizacional, as marcas são capazes de se destacarem no mercado tendo a gestão da qualidade como ponto de partida.
Entretanto, diante da demanda específica por diretrizes para promover a inovação de forma sistematizada, surgiu a ABNT NBR ISO 56002:2020 – Gestão da inovação – Sistema de Gestão da Inovação – Diretrizes. Ou, como vem sendo chamada, a ISO de Inovação. A Norma, que é recente e ganhou destaque no atual cenário global, é baseada em 8 pilares.
- Direção estratégica
Definir os objetivos da inovação é o ponto de partida para formular políticas, indicadores e padrões de projetos com foco em inovação.
- Abordagem por processos
Inovação pressupõe organização e foco em processos. É necessário mapear recursos, delimitar funções e adotar sistemas de trabalho bem estruturados.
- Realização de valor
O conceito de inovação só existe na prática quando há resultados mensuráveis envolvidos. Sem isso, uma ideia criativa nada mais é do que uma ideia.
- Liderança com foco no futuro
A figura dos líderes é essencial para uma mentalidade coletiva de inovação. É dever das lideranças atuar como exemplo e engajar os times em prol do novo.
- Cultura de inovação
A inovação não pode ser, em hipótese alguma, restrita a determinados profissionais ou setores. Ela deve se fazer presente em toda a organização, ser incentivada e valorizada.
- Gestão das incertezas
Mais do que focar em convicções, é preciso monitorar as incertezas. Mapear riscos, identificar gargalos e desenvolver planos de contingência auxilia a organização a agir.
- Adaptabilidade e resiliência
A antiga frase de que “momentos de crise são também momentos de oportunidades” nunca foi tão verdadeira. Cabe às empresas se adaptarem às inevitáveis mudanças e usá-las a seu favor.
- Gestão de insights
Da ideia ao resultado, existem etapas que devem ser analisadas e validadas de modo sistemático. Gerir os insights que nascem no decorrer do trabalho ameniza riscos e potencializa ações certas na hora certa.
Em síntese, a proposta da Norma é auxiliar equipes a transformarem novos desafios e ideias criativas em resultados práticos, visto que inovação só existe, de fato, quando há ação. Para saber mais sobre esta e outras Normas ISO, fale com um especialista.