
27 jan Tendências e características das empresas do futuro
Entender as principais previsões sobre os negócios para o futuro próximo é o primeiro passo para iniciar, desde já, os processos de adaptação e inovação em sua empresa.
Prever o futuro é uma tarefa cada vez mais complexa para as organizações de todo o mundo. Chega a ser assustadora a rapidez com que os cenários têm se modificado ultimamente, em decorrência de fatores tecnológicos, reconfigurações socioeconômicas, questões climáticas e sanitárias, entre outras possibilidades. Ainda assim, é fundamental entender as lições do passado, compreender os elementos atuais e, a partir disso, antever tendências e características que serão indispensáveis em alguns anos.
Como serão as empresas do futuro? O que esperar dos negócios atuais e daqueles que ainda surgirão? Como se preparar para as iminentes revoluções a caminho? Embora não existam respostas definitivas, seguir tais questões é o caminho para encontrar inspiração, conhecimento e transformar ambos em inovação, começando hoje mesmo.
Principais apostas e tendências
Diferentes especialistas apresentam visões igualmente diversas sobre os elementos que irão despontar em breve como agentes de transformação sem precedentes. Alguns, no entanto, são quase unanimidade quando se trata de apostas e tendências:
Tecnologias e soluções: inteligência artificial, internet das coisas, UX e UI podem ser conceitos e ferramentas que ainda não fazem parte da realidade de todas as organizações, mas isso deve mudar rapidamente. Cabe aos gestores e equipes entenderem como essas inovações podem aprimorar seu negócio e monitorar os recursos disponíveis desde já.
Novos formatos de conexão: se a internet e as redes sociais estabeleceram uma dinâmica completamente nova de relacionamento entre marcas e consumidores, os novos formatos de conexão devem ser ainda mais disruptivos. Automação de marketing e chatbots são exemplos que já vêm sendo explorados com sucesso em alguns setores.
Modelos de negócio flexíveis: a chegada de novas gerações aos mercados de trabalho e consumidor vão forçar a criação e manutenção de modelos de negócios completamente novos e versáteis. Nascidos em um mundo digital, os jovens profissionais possuem perfis, objetivos e hábitos que demandam inovação em todas as esferas, e a tendência é de que este movimento seja ainda mais intenso a cada nova geração.
Características das empresas do futuro
- Processos otimizados ao máximo: sem margens para falhas e retrabalho, as rotinas exigirão cada vez mais assertividade e controle;
- Atuação digital em todos os segmentos: de multinacionais a microempreendimentos, a tecnologia estará presente como protagonista;
- Estruturas horizontais e dinâmicas: hierarquias tradicionais e lideranças antiquadas não sobreviverão aos novos estilos de trabalho;
- Maior autonomia e qualidade de vida para as equipes de trabalho: com foco no ser humano, colaboradores precisarão de mais liberdade criativa, preparo e recursos, na medida em que trabalhos operacionais serão automatizados;
- Novos formatos de trabalho, contratação e remuneração: atuação sob demanda, trabalho remoto e nomadismo digital devem ganhar força em diversos setores;
- Captação e análise de dados (Big Data): tudo que uma empresa fizer ou deixar de fazer atuará como matéria prima em formato de dados para posterior mensuração, análise e melhoria contínua;
- Maior consciência social, econômica e ambiental: na medida em que recursos naturais precisam ser preservados e mais bem utilizados, sob risco de escassez, não haverá espaço para empresas displicentes e desorganizadas
Ciente de que sua organização inevitavelmente passará por mudanças significativas nos próximos anos, o primeiro passo é estruturar processos consistentes, com qualidade internacional e a solidez necessária para suportar inovações. Obter uma certificação pode ser bastante útil neste sentido, ao oferecer a base para o desenvolvimento exponencial de seu negócio. Fale conosco.