Diante das novas configurações de trabalho, com a ascensão do home office e dos ambientes híbridos, o papel de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional ganha novos contornos.
A ISO 45001 é um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional. A certificação é destinada às organizações que buscam maneiras efetivas para gerenciar as suas responsabilidades com saúde e segurança de forma sistemática. Sua implementação auxilia na criação e consolidação de ambientes e condições de trabalho seguros e saudáveis, de modo a evitar riscos de lesões, doenças, problemas de saúde e outros malefícios que, eventualmente, podem ser ocasionados no contexto profissional.
Porém, como você provavelmente já percebeu, o mercado de trabalho está passando por uma grande transformação. Sobretudo nos últimos anos, em decorrência dos impactos da pandemia de Covid-19, empresas de todo o planeta tiveram que adaptar suas rotinas, implementar modelos de atuação 100% remotos ou ambientes de trabalho híbridos.
Essa transformação acelerada, disruptiva e, para muitas organizações, inesperada, pode gerar, além de dúvidas, riscos para as equipes que atuam em modelo de trabalho híbrido. A transição constante entre ambientes distintos, do home office para a sede, planta industrial ou trabalho de campo, exige atenção de ambas as partes para evitar problemas relacionados à segurança e saúde ocupacional. Entenda como isso acontece e qual o papel da ISO 45001 neste novo contexto.
No home office ou em ambientes de trabalho presenciais, cuidados com a saúde e com a segurança são fundamentais. Imagem: Pexels / Reprodução
Contexto da Organização (requisito 4 das Normas ISO)
Um dos requisitos obrigatórios em todas as normas da família ISO é a determinação do contexto da organização para direcionamento estratégico. Trata-se de um esforço coletivo e sistematizado de análise das questões internas e externas que sejam pertinentes para os propósitos da organização, para identificar os fatores que afetam a sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s).
Toda empresa que inicia um processo de certificação precisa realizar esta tarefa. Porém, o ambiente corporativo é dinâmico e suscetível ao macroambiente, que impacta a operação a partir de aspectos que fogem ao seu controle. Muitas organizações adotaram um modelo de trabalho híbrido ou até mesmo completamente remoto devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus, por exemplo.
Portanto, é importante adotar a mentalidade de melhoria contínua e avaliar o contexto da organização regularmente, para que o direcionamento estratégico esteja realmente alinhado à realidade atualizada de sua empresa. Se a organização já é certificada na ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, investir na ISO 45001 é uma excelente maneira de reforçar os pilares de segurança e saúde ocupacional.
Pontos de atenção para ambientes de trabalho híbridos
Concluindo, é inegável a crescente importância da Segurança e da Saúde Ocupacional para as organizações. Para mitigar riscos e oferecer as condições de trabalho adequadas aos colaboradores em modelo de trabalho híbrido, os pontos de atenção incluem:
- Organizar reuniões de alinhamento entre lideranças e times com frequência;
- Promover e relembrar a importância dos EPIs, nos canais de comunicação interna;
- Ofertar treinamentos para equipes que iniciaram sua jornada de trabalho via home-office e, agora, retornam ao ambiente de trabalho presencial;
- Investir em recursos e ações que priorizem a ergonomia;
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