
27 nov Certificação ISO 45001: a crescente importância da Segurança e da Saúde Ocupacional
Destinada a organizações que buscam formas para gerenciar suas responsabilidades com saúde e segurança de forma sistemática, a norma ISO 45001 pode afetar positivamente a qualidade de vida dos profissionais e o ambiente de trabalho.
Os temas segurança e saúde ocupacional nunca estiveram em tanta evidência. Isso não é por acaso. Organizações em todo o mundo têm se engajado cada vez mais para zelar pela saúde física e mental de seus colaboradores, mitigando riscos e fornecendo condições de trabalho adequadas, de modo a evitar lesões, acidentes e demais problemas decorrentes de falhas na segurança. A sistematização de tais iniciativas pode ser obtida por meio da Certificação ISO 45001.
O que é a ISO 45001
Em síntese, a norma ISO 45001 é um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional (SGSSO), isto é, uma norma internacional desenvolvida com o objetivo de aprimorar o desempenho das organizações no que diz respeito à saúde e segurança de seus colaboradores no ambiente de trabalho.
Por que a ISO 45001 é importante
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) desenvolveu uma pesquisa cujos resultados alarmantes inclusive atuaram como base para o desenvolvimento da norma. Segundo os dados coletados, mais de 2 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças e acidentes de trabalho. Além disso, a estimativa é que 153 trabalhadores se acidentam a cada 15 segundos. No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), a cada ano são registrados cerca de 700 mil acidentes e doenças em consequências do trabalho.
Ao observar estes dados fica evidente a necessidade de realizar ações capazes de suprimir ou amenizar números tão significativos e negativos. Essa é a principal razão para a elaboração da norma 45001 pela ISO (International Organization for Standardization), e também sua função mais importante para organizações de qualquer porte, atuando em todos os segmentos e regiões.
Benefícios da ISO 45001 para as organizações
A ISO 45001 certamente oferece benefícios aos profissionais da empresa certificada. Isso ocorre porque a melhoria no desempenho organizacional é resultado do envolvimento das lideranças com a causa em questão, da construção e manutenção de processos estruturados, do desenvolvimento e implantação de políticas que atuam em prol da melhoria contínua, entre outras iniciativas. Tudo isso contribui para a consolidação de um ambiente mais seguro, benéfico para os colaboradores e propício à realização de trabalhos de qualidade.
Porém, não são apenas as pessoas que colhem os frutos desse investimento. As organizações têm muito a ganhar ao obter a certificação. Algumas vantagens são:
- Redução significativa do número de afastamentos: com processos estruturados e ações seguras, há menor chance de ocorrer afastamentos após acidentes no ambiente de trabalho;
- Redução de gastos diversos resultantes de acidentes: multas, passivos trabalhistas, reestruturação de equipe – todos são itens que geram prejuízos financeiros e de tempo às organizações, daí a vantagem em evitá-los;
- Facilidade para implantação de outras normas ISO: ao certificar sua organização com a ISO 45001, surge a possibilidade e a facilidade em implantar outras normas futuramente, como a ISO 9001 ou a ISO 14001, por exemplo.
- Melhoria de ambiente e imagem corporativa: a atuação voltada ao cuidado e melhoria contínua de processos gera um ambiente de trabalho mais adequado e, assim, uma imagem empresarial consistente frente a mercado, parceiros estratégicos, colaboradores atuais e futuros talentos.
Saiba mais sobre a ISO 45001 e, em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Um de nossos consultores e consultoras estará sempre à disposição para auxiliar você e sua empresa.