Observar as mudanças em andamento e antecipar tendências para o futuro próximo é importante para garantir que a sua organização esteja preparada para se adaptar.
O cotidiano das organizações tende a ser muito agitado. Todos os processos decorrentes de compra e venda, relação com clientes e fornecedores, interação entre diferentes setores e outras ações essenciais ao funcionamento da empresa, podem fazer com que o foco das equipes esteja todo no presente, e não no futuro.
Porém, num cenário ideal, as organizações devem conciliar dedicação ao que está acontecendo e atenção ao que pode ocorrer num futuro próximo. Não se trata de tentar prever o amanhã, porque isso é impossível, mas de antecipar tendências e se preparar para as inevitáveis mudanças do mercado. Confira duas delas e saiba o que fazer desde já.
Transformação digital: tecnologia em prol da melhoria contínua
Essa é uma tendência já perceptível há alguns anos, e que foi acelerada a partir de 2020 devido às mudanças impostas pela pandemia de Covid-19. O princípio da transformação digital nada mais é do que adotar ou ampliar o uso de tecnologias digitais para ampliar o desempenho, aprimorar os processos e, assim, obter melhores resultados.
O que difere uma transformação digital, de fato, da utilização costumeira de novas ferramentas que surgem é que a primeira propõe uma mudança estrutural. Para solucionar problemas tradicionais de maneira inovadora e efetiva, as organizações devem reconstruir seus paradigmas.
Organizações certificadas na ISO 9001 possuem a vantagem de já possuírem um Sistema de Gestão da Qualidade em pleno funcionamento, algo que contribui para novas mudanças. Outros serviços que podem ser contratados por sua empresa para auxiliar neste processo são elaboração e implementação de planejamento estratégico, modelagem de processos – BPM (Business Process Management) e definição e implementação de indicadores de desempenho, entre outros.
Foco nos dados: captação, análise e segurança da informação digital
Outra tendência que já faz parte da realidade de grandes corporações e que vem se consolidando gradativamente é a cultura de dados, ou cultura data driven. Isso significa que as organizações utilizam a imensa quantidade de dados disponíveis e outros captados sob demanda para analisar, compreender e tomar decisões mais assertivas. Isso é possível por meio de conceitos e ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial, Business Intelligence etc. Diante de mercados altamente competitivos e voláteis, transformar dados em informações e informações em conhecimento pode ser um divisor de águas.
Ao mesmo tempo em que crescem as possibilidades, aumentam também os riscos e obrigações das empresas para com os dados que possuem de seus clientes. Iniciativas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), no Brasil, comprovam a preocupação de órgãos governamentais e reguladores para garantir a preservação de informações sensíveis.
Uma maneira de consolidar ações e processos que evitem problemas e crises relacionadas a estes tópicos é a certificação ISO 27001 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação. Para saber mais, fale com um especialista.