Vantagens das certificações ISO para empresas que visam mercados internacionais

A busca pela internacionalização apresenta uma série de desafios para as organizações. Saiba como a obtenção de certificações ISO pode contribuir neste processo.

O mundo nunca foi tão globalizado quanto atualmente. Graças aos avanços tecnológicos das últimas décadas, a internet se consolidou como uma ferramenta praticamente desprovida de fronteiras, os dispositivos portáteis foram democratizados e outras tantas inovações surgiram e continuam surgindo com velocidade e impactos cada vez maiores.

Neste cenário, é comum ver organizações que, após se tornarem referência em seus segmentos de atuação, decidem ampliar seus horizontes comerciais rumo a mercados internacionais. Um fator que pode contribuir de maneira efetiva neste processo é a obtenção de certificações ISO, reconhecidas em todo o mundo como uma forma de legitimar os compromissos da organização e consolidar processos de alto nível. Conheça algumas vantagens das normas ISO no mercado internacional.

Ampliação da competitividade a partir das melhores práticas de gestão

As organizações que lidam com comércio exterior geralmente possuem alguns objetivos em comum. Menor dependência do mercado doméstico e de fatores como sazonalidade, aumento da receita, possibilidade de diversificação dos riscos e portfólios são alguns exemplos.

Porém, mercados multinacionais são ainda mais acirrados e complexos, o que exige grande capacidade competitiva das organizações que desejam ganhar espaço. A melhor maneira de potencializar as características necessárias é de dentro para fora, isto é, estruturar processos internos de alto nível e implantar os melhores modelos de gestão.

É neste ponto que entram em cena normas da família ISO, como a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental e a ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

Aumento da visibilidade e da credibilidade corporativa

O primeiro passo para a construção de vantagem competitiva, descrito acima, ocorre internamente, mas um de seus principais reflexos é externo. Quando uma organização gerencia seus recursos, metas e objetivos de maneira assertiva e diferenciada, é normal que ela conquiste maior visibilidade e credibilidade no mercado. Isso é de extremo valor nas relações de comércio exterior.

Muitas vezes, uma organização que é considerada gigante em seu mercado doméstico torna-se apenas mais uma concorrente quando disputa clientes estratégicos nos mercados internacionais com outras gigantes de diferentes países. Nessas horas, o que fala mais alto são os detalhes, tais como a capacidade de comunicação da organização, o reconhecimento da marca e as referências positivas obtidas de transações prévias. Todos estes aspectos podem ser potencializados por diferentes certificações.

Integração com empresas parceiras e fornecedores multinacionais

Quem possui experiência profissional sabe como é importante estabelecer relações estratégicas, seja com empresas parceiras ou fornecedores de confiança, por exemplo. Num processo de internacionalização, o networking da organização é ainda mais valioso.

Quando duas organizações possuem certificações equivalentes (visto que a ISO possui 165 países membros), é provável que a integração entre elas seja muito mais fluida e assertiva. Portanto, a obtenção de um selo reconhecido internacionalmente pode ajudar até mesmo na construção e manutenção de alianças comerciais.

Se a sua organização deseja expandir as operações num futuro próximo, não perca tempo e comece a investir nas certificações de maior peso em seu segmento. Fale com especialistas no assunto para saber mais e garantir sucesso em seus projetos.

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