Com a proximidade de um novo ano e a perspectiva de controle da pandemia de Covid-19, saiba o que esperar do mercado e como se preparar.
O final de 2021 se aproxima e a expectativa é de que a virada de ano marque, de certa forma, o final da pandemia do novo coronavírus que assolou o planeta por quase dois anos consecutivos. Com o índice de vacinação global em alta e a diminuição do número de casos em algumas regiões, governos, empresas e pessoas conciliam o receio de uma nova onda com o otimismo por um 2022 melhor.
Sobretudo no âmbito empresarial e econômico, iniciar um período de bons resultados é mais que um desejo, uma necessidade. Após amargar resultados aquém do esperado, setores como turismo, entretenimento e mobilidade necessitam urgentemente de uma retomada econômica. Mesmo os segmentos que suportaram melhor o período de quarentena por manter suas operações em andamento, como construção civil e saúde, aguardam um período de consumo intenso e mercados aquecidos.
Enquanto estes fatores permanecem uma incógnita para o futuro próximo, é importante conhecer e se preparar para as tendências que têm tudo para se confirmarem como realidade. Confira três exemplos e entenda o papel da qualidade no contexto pós-pandemia.
Consolidação definitiva do trabalho remoto em diversos setores
No início de 2020, muitas companhias foram forçadas a adotar o home-office como principal modelo de trabalho, devido às restrições sociais da pandemia. Quase dois anos depois, o que era para ser uma medida temporária caminha a passos largos para se tornar a realidade predominante em variados contextos. O trabalho remoto e suas variações (modelo híbrido, nomadismo digital etc.), definitivamente, veio para ficar.
Grandes empresas em segmentos distintos, de tecnologia a finanças, de turismo à educação, já anunciaram a adoção integral do formato, ou a oferta de múltiplas possibilidades à critério dos colaboradores. Neste contexto, o desafio das organizações e das lideranças é ressignificar conceitos como produtividade, gestão e qualidade. Ao mesmo tempo em que a ausência de limitações físicas e geográficas apresenta grandes oportunidades, isso também significa que novos desafios virão à tona. Empresas com sistemas de gestão da qualidade implementados e forte cultura organizacional saem na frente para se adaptarem a este novo paradigma.
Ascensão do consumo em plataformas online e dispositivos mobile
Paralelo às mudanças nos formatos de trabalho, o consumo também deve se consolidar em novos ambientes. As lojas físicas devem perder cada vez mais espaço para os e-commerces, para aquisição de todos os itens possíveis, e a principal plataforma de navegação e compra deve ser os smartphones.
Dentre os desafios que essa tendência apresenta, destacam-se a necessidade de gerenciar informações e dados dos clientes com segurança, além de capacitar equipes e aprimorar recursos tecnológicos corporativos adequados às novas mídias. E tudo isso deve ser feito em tempo recorde, visto que o ritmo das mudanças nas redes sociais e ferramentas digitais é cada vez mais acelerado.
Surgimento de novos cargos e extinção de postos de trabalho operacionais
Por fim, uma tendência sempre polêmica e preocupante, mas que justamente por isso não deve ser ignorada: uma transição global na força de trabalho operacional. Com o avanço de tecnologias de inteligência artificial, automação e Big Data, por exemplo, funções puramente operacionais devem ser delegadas a sistemas digitais, o que pode acarretar aumento no desemprego e/ou falta de mão de obra qualificada para exercer as novas funções que surgem. É essencial monitorar a realidade em seu setor de atuação, utilizando as principais economias do planeta como parâmetro, e se preparar para esta grande mudança.
Se a sua organização deseja conquistar maior solidez e segurança para os desafios do futuro, comece com a obtenção de certificações. Fale conosco para saber mais sobre como um selo da família ISO pode transformar a realidade da sua empresa para melhor.