AGQ Brasil | Qual é o valor de uma certificação ISO?
18328
post-template-default,single,single-post,postid-18328,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Qual é o valor de uma certificação ISO?

Qual é o valor de uma certificação ISO?

O valor de uma certificação ISO para a sua organização não diz respeito à quantia investida, mas ao retorno positivo obtido. Entenda melhor essa afirmação.

 

Se você está planejando investir em uma certificação ISO, ou mesmo se apenas cogitou a possibilidade em alguma ocasião, certamente uma das primeiras questões que surgiram foi: quanto custa uma certificação? Avaliar as finanças da organização e estruturar um planejamento prévio à obtenção do selo desejado realmente é muito importante, e você pode obter informações sobre os investimentos falando com especialistas no assunto.

No entanto, há uma pergunta semelhante, tão importante quanto a anterior, mas que pode trazer consigo uma visão diferenciada sobre os porquês de uma certificação ISO ser tão benéfica para a sua companhia. Quando se fala em preço e valor de uma certificação, apesar de parecerem sinônimos, trata-se de dois aspectos distintos. Continue lendo para entender a diferença entre eles e conhecer o real valor dessa iniciativa.

 

Diferenças entre o preço e o valor de uma certificação ISO

 

De modo geral, preço e valor são termos utilizados como sinônimos, mas que carregam consigo significados diferentes, sobretudo no contexto organizacional. A compreensão dessa distinção é simples: enquanto o preço diz respeito ao custo ou investimento necessário, geralmente definido pela média do mercado e medido em unidades monetárias, o valor é algo intangível e associado aos benefícios gerados pelo investimento inicial.

Portanto, produtos ou serviços com o mesmo preço podem ter valores diferentes, por exemplo, de acordo com a entrega final. No caso das certificações ISO, o valor está associado não apenas à conquista de um selo internacional, mas a uma série de fatores que, se bem trabalhados, têm o potencial para transformar a realidade da organização.

 

Os preços e valores de uma certificação podem ser definidos e monitorados. Porém, enquanto há limites padrão para o preço, os valores podem ser imensuráveis.  Imagem: Fauxels / Reprodução

 

Valores que uma certificação ISO agrega para a sua organização

 

O valor agregado de uma certificação da família ISO vai variar de acordo com vários fatores: o segmento e porte da organização, os mercados onde atua, seus objetivos estratégicos, a capacidade de manter e aprimorar os processos implementados, dentre outros.

No entanto, alguns benefícios podem ser considerados padrão quando o trabalho de obtenção do selo é feito corretamente. Conheça alguns deles a seguir:

  • Produtos e serviços com qualidade superior à média, devido à presença de processos internos bem definidos e constantemente aprimorados;
  • Construção e consolidação de uma cultura organizacional focada em qualidade e engajamento coletivo;
  • Ampliação do reconhecimento da marca e de sua credibilidade junto a clientes, parceiros, entidades e demais públicos de interesse;
  • Maior facilidade na conquista e retenção de clientes, além de possibilidade de participar em licitações e projetos que, de outra maneira, seriam inacessíveis;
  • Consolidação da imagem corporativa como uma organização dedicada à melhoria contínua, à satisfação dos clientes e à adoção das melhores práticas mundiais disponíveis.

 

Se você acredita que este é o momento de trabalhar estes e outros valores inerentes a uma nova certificação, fale com a AGQ Brasil.

 

 

Leia também: