
12 mar Na prática, o que muda na organização após a implantação de um SGQ?
Confira alguns exemplos de impactos do SQG na realidade das empresas a partir de depoimentos reais de clientes da AGQ Brasil.
Uma dúvida muito frequente em organizações que estão considerando a implantação de um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade é: o que vai mudar no cotidiano da empresa, de forma prática? Há um equívoco igualmente comum de que a obtenção de uma certificação serve apenas para fins de marketing, para destaque no mercado ou outros benefícios que, na verdade, são meras consequências de um trabalho bem-sucedido. Os verdadeiros resultados obtidos após a implantação de um SGQ vão muito além e dizem respeito à transformação de processos, manutenção de padrões de alto nível e consolidação de uma mentalidade corporativa voltada para a melhoria contínua.
Muito mais eficaz do que dizer é mostrar, a partir de depoimentos reais de clientes da AGQ Brasil, o quão positiva a ISO 9001 pode ser para sua empresa, entre outras possibilidades de certificação. Nossa trajetória já conta com mais de 800 organizações atendidas em todo o Brasil, mais de 7600 horas de serviços prestados e 100% de eficácia no processo de certificação. Veja alguns exemplos a seguir:
Aumento de produtividade e diminuição do retrabalho
“Após a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, houve um aumento de produtividade, já que com os registros organizados evitou-se o retrabalho. Conseguimos a garantia da qualidade do nosso serviço prestado de ponta a ponta. Como trabalhamos com consumidor final e com empresas, a certificação ISO 9001 e a qualidade do serviço são diferenciais para contratarem a Loja Elétrica como fornecedora”.
Caroline Rodrigues – Loja Elétrica
Aprimoramento na gestão de processos
“Inicialmente nossa meta era implementar o SGQ em médio prazo, mas o ganho foi além das nossas expectativas, pois atuação e suporte da AGQ nos proporcionaram um aprendizado profundo e um amadurecimento que imediatamente refletiu na gestão dos nossos processos e nível de serviço junto aos clientes”
Anderson Menezes – Brasiltec
Credibilidade e excelência nos serviços prestados
“O certificado da ISO 9001 nos trouxe um diferencial frente aos nossos concorrentes, gerando mais confiança do cliente que espera um serviço prestado com excelência e a garantia de compromisso com a saúde, segurança e com o meio ambiente. Já estamos nos preparando para a atualização da ISO 9001 e fazendo adequações para que as mudanças ocorram de maneira precisa e eficaz, assim como tem sido o nosso trabalho e parceria com a AGQ ao longo dos últimos anos”
Marina Bretas – Nova Luz
É importante ressaltar ainda que a soma desses e de outros benefícios acabam por gerar novas vantagens competitivas. Se há aumento na produtividade e diminuição do retrabalho, por exemplo, consequentemente há também redução de custos e crescimento na lucratividade. Quando os processos internos são aprimorados, os colaboradores tornam-se mais autônomos, motivados e satisfeitos com o clima organizacional proporcionado. Já a credibilidade e excelência nos serviços prestados pela empresa refletem na ampliação do mercado consumidor, satisfação dos clientes atuais e reforço de imagem da marca frente à concorrência.
A longo prazo, são conquistas assim que constituem a história de empresas que se tornaram grandes cases de sucesso. A sua pode ser a próxima. Conte com o suporte especializado da AGQ Brasil.