O valor de uma certificação ISO para a sua organização não diz respeito à quantia investida, mas ao retorno positivo obtido. Entenda melhor essa afirmação.
Se você está planejando investir em uma certificação ISO, ou mesmo se apenas cogitou a possibilidade em alguma ocasião, certamente uma das primeiras questões que surgiram foi: quanto custa uma certificação? Avaliar as finanças da organização e estruturar um planejamento prévio à obtenção do selo desejado realmente é muito importante, e você pode obter informações sobre os investimentos falando com especialistas no assunto.
No entanto, há uma pergunta semelhante, tão importante quanto a anterior, mas que pode trazer consigo uma visão diferenciada sobre os porquês de uma certificação ISO ser tão benéfica para a sua companhia. Quando se fala em preço e valor de uma certificação, apesar de parecerem sinônimos, trata-se de dois aspectos distintos. Continue lendo para entender a diferença entre eles e conhecer o real valor dessa iniciativa.
Diferenças entre o preço e o valor de uma certificação ISO
De modo geral, preço e valor são termos utilizados como sinônimos, mas que carregam consigo significados diferentes, sobretudo no contexto organizacional. A compreensão dessa distinção é simples: enquanto o preço diz respeito ao custo ou investimento necessário, geralmente definido pela média do mercado e medido em unidades monetárias, o valor é algo intangível e associado aos benefícios gerados pelo investimento inicial.
Portanto, produtos ou serviços com o mesmo preço podem ter valores diferentes, por exemplo, de acordo com a entrega final. No caso das certificações ISO, o valor está associado não apenas à conquista de um selo internacional, mas a uma série de fatores que, se bem trabalhados, têm o potencial para transformar a realidade da organização.
Os preços e valores de uma certificação podem ser definidos e monitorados. Porém, enquanto há limites padrão para o preço, os valores podem ser imensuráveis. Imagem: Fauxels / Reprodução
Valores que uma certificação ISO agrega para a sua organização
O valor agregado de uma certificação da família ISO vai variar de acordo com vários fatores: o segmento e porte da organização, os mercados onde atua, seus objetivos estratégicos, a capacidade de manter e aprimorar os processos implementados, dentre outros.
No entanto, alguns benefícios podem ser considerados padrão quando o trabalho de obtenção do selo é feito corretamente. Conheça alguns deles a seguir:
- Produtos e serviços com qualidade superior à média, devido à presença de processos internos bem definidos e constantemente aprimorados;
- Construção e consolidação de uma cultura organizacional focada em qualidade e engajamento coletivo;
- Ampliação do reconhecimento da marca e de sua credibilidade junto a clientes, parceiros, entidades e demais públicos de interesse;
- Maior facilidade na conquista e retenção de clientes, além de possibilidade de participar em licitações e projetos que, de outra maneira, seriam inacessíveis;
- Consolidação da imagem corporativa como uma organização dedicada à melhoria contínua, à satisfação dos clientes e à adoção das melhores práticas mundiais disponíveis.
Se você acredita que este é o momento de trabalhar estes e outros valores inerentes a uma nova certificação, fale com a AGQ Brasil.