AGQ Brasil | O que é e para que serve a ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia
18517
post-template-default,single,single-post,postid-18517,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

O que é e para que serve a ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia

O que é e para que serve a ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia

A implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE) é sinônimo de redução de custos e aumento da sustentabilidade nas organizações. Conheça a ISO 50001.

 

 

A utilização de energia elétrica é indispensável para as organizações. Ao mesmo tempo, é comum que os gastos com ela sejam um dos principais custos fixos da operação comercial. Existem diferentes maneiras de abordar essa questão e trabalhar o desperdício de recursos, o mau gerenciamento de energia nas empresas e os impactos ambientais decorrentes disso. Uma delas é por meio da ISO 50001.

 

Entenda a seguir como essa norma pode contribuir efetivamente para a gestão de energia em sua organização, gerando benefícios que incluem a redução de gastos desnecessários e o aumento na sustentabilidade do negócio. Fale conosco para saber mais, agendar uma reunião e iniciar o processo de transformação positiva da sua empresa.

 

 

O que é a ISO 50001? Para que serve um sistema de gestão de energia?

 

A ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia (SGE), é uma norma da família ISO que se conecta a diferentes aspectos da utilização de energia nas organizações, tais como uso, consumo e eficiência energética. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de diretrizes que serve para auxiliar as empresas a gerarem maior economia e atuarem em direção a um ponto muito importante a nível global: a redução do impacto ambiental.

 

Sustentabilidade é um conceito presente na essência de diferentes normas da família ISO, e a ISO 50001 não é uma exceção. Neste sentido, um dos seus objetivos é reduzir significativamente as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), ocasionadas, em boa parte, pelo consumo desordenado e desnecessário de energia elétrica. Portanto, ao promover a eficiência energética, a ISO 50001 também promove a consciência ambiental.

 

 

Qual é a importância da certificação ISO 50001?

 

A importância de implementar e manter um sistema de gestão de energia com a ISO 50001 pode ser dividida em dois pontos: importância para as organizações e importância para o meio ambiente. Para as organizações, a certificação é um caminho assertivo para aprimorar o consumo de energia, gerar economia e, a partir disso, ter a possibilidade de direcionar os investimentos decorrentes da redução do consumo de energia para outras frentes importantes de atuação.

 

Para o meio ambiente, a norma é uma aliada na medida em que suas diretrizes acarretam maior atenção ao desperdício, a adoção de medidas para controle e monitoramento de consumo, uma mentalidade de melhoria contínua e, como consequência positiva, o surgimento de operações comerciais mais sustentáveis. O que não deixa de ser vantagem também para a empresa, na medida em que sua imagem corporativa tende a melhorar a partir de seus esforços reconhecidos e comprovados a nível internacional pela ISO 50001.

 

Vamos conversar sobre a implementação de um sistema de gestão de energia em sua organização? Envie uma mensagem e nossa equipe entrará em contato com você. Juntos, podemos gerar mais economia e contribuir para a tão necessária preservação ambiental.

 

 

Leia também