O Programa 5S ou metodologia 5S é uma ferramenta que pode ser muito útil para organizações que desejam aprimorar a qualidade empresarial de forma simples e estruturada. Conheça as fases do 5S e como implementá-las.
O processo de construir, manter e aprimorar uma cultura organizacional pautada na qualidade é desafiador. Felizmente, para auxiliar lideranças e equipes, existem diferentes técnicas, metodologias e ferramentas capazes de orientar ações práticas e efetivas. Uma delas é o Programa 5S.
Ao conhecer e compreender os cinco princípios ou sensos propostos pelo programa, é possível desenvolver ambientes de trabalho mais assertivos, organizados e produtivos, entre outras vantagens. Veja a seguir como funciona o 5S e como a sua implementação pode ser benéfica.
O Programa 5S é um grande aliado para organizações em busca do selo ISO 9001.
O QUE É 5S?
O Programa 5S surgiu no Japão na década de 1950, sendo implantado em boa parte das empresas japonesas após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo era sistematizar práticas que ajudassem, de maneira efetiva, na reconstrução econômica do país. Vários exemplos de sucesso ajudaram a popularizar a metodologia globalmente. A Toyota foi uma das marcas que comprovaram a eficácia dos cinco sensos que dão origem ao nome 5S.
Basicamente, a organização e a disciplina no local de trabalho são estimuladas por meio de mudanças comportamentais associadas a cinco posturas específicas:
Seiri – Senso de Utilização: manter no ambiente de trabalho apenas o que é realmente útil e necessário, eliminando todo excesso que possa prejudicar a operação ou, simplesmente, que não contribua em nada.
Seiton – Senso de Organização: manter os elementos definidos no item anterior sempre em seu devido lugar, prezando, assim, pela eficácia ao realizar as operações cotidianas.
Seisō – Senso de Limpeza: promover ações que contribuam para o nível de limpeza do ambiente, que deve ser mantido com cuidado por todas as partes envolvidas. Assim, a responsabilidade é compartilhada.
Seiketsu – Senso de Padronização: criar normas que façam sentido, que surtam efeito, e que sejam seguidas à risca em prol dos resultados desejados pela organização.
Shitsuke – Senso de Disciplina: o último senso aponta que todos devem participar ativamente da melhoria contínua. É dever de cada colaborador seguir as diretrizes e contribuir para que elas evoluam positivamente.
COMO IMPLEMENTAR O 5S EM SUA ORGANIZAÇÃO?
Como é possível perceber na breve descrição acima, as propostas do Programa 5S são extremamente simples e acessíveis. Isso permite que os cinco sensos sejam aplicados em qualquer organização, e até mesmo no âmbito pessoal. Sua implementação pode contribuir para aumento da produtividade, da qualidade dos produtos e serviços, na prevenção de falhas e acidentes de trabalho.
Além disso, o Programa 5S pode atuar como um alicerce para a futura implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, que eleva todos os benefícios anteriores a níveis ainda mais elevados. O primeiro passo é, simplesmente, compreender as premissas de cada senso e delimitar, em conjunto com as lideranças e equipes, quais ações devem ser realizadas em cada etapa.
Caso a sua organização necessite de treinamentos para os colaboradores ou de consultoria acerca da norma ISO 9001, estamos à disposição para auxiliá-la.