
16 jul ISO 9001 – Como a certificação promove melhoria em produtos e serviços
Empresas em busca de certificação podem iniciar o processo por diversos motivos, sendo um deles a busca por melhores produtos e serviços. Mas, afinal, de que modo a implementação de um Sistema de Gestão pode gerar este resultado?
É extremamente comum ouvir o seguinte questionamento vindo de empresas em busca de uma certificação, sobretudo quando se trata da ISO 9001: “obter o selo vai realmente aprimorar a qualidade dos nossos produtos e serviços?” Tal dúvida é compreensível, afinal, gerar melhores entregas é o objetivo central de toda organização que deseja satisfazer as necessidades e desejos de seus consumidores, gerando maior credibilidade e lucratividade para a marca.
Porém, associar a obtenção de um selo e a implantação de um Sistema de Gestão diretamente a resultados assim é um equívoco, e é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje: como a ISO 9001 afeta a qualidade dos produtos e serviços da organização.
Produtos, serviços e processos.
As três palavras no subtítulo acima são fundamentais para entender o ponto central da questão. A ISO 9001 pode auxiliar uma organização a produzir melhores produtos e serviços? Sim! Então, isso quer dizer que a certificação trabalha diretamente na qualidade dos mesmos? Não! É aqui que entra a terceira palavra-chave: processos.
Processos geralmente são vistos por diversos setores e profissionais como um tópico chato, uma série rígida de ações que deve ser seguida à risca, sem margem para mudanças ou ajustes. No contexto da ISO 9001, porém, o conceito é bem mais amplo e abrange todas as partes operacionais da organização.
Além disso, a visão de processos como regras imutáveis é bastante errônea, uma vez que, para garantir uma certificação bem sucedida, a empresa deve adotar a prática de melhoria contínua, e melhoria implica em mudanças pontuais e positivas.
O papel da ISO 9001
A ISO 9001 atua na melhoria da gestão dos processos de uma empresa, com a aplicação de padrões internacionais. Assim, a função dos consultores parceiros e do Sistema de Gestão em si não é reformular toda a estrutura (estratégica ou física) da organização e implantar processos uniformes, imutáveis e engessados.
Pelo contrário, cabe aos profissionais contratados para este fim analisar o contexto da organização, mapear e documentar o modo como a empresa funciona para, a partir daí, municiar as lideranças com informações e ferramentas para tomada de decisão, pautado na Norma testada e comprovada em organizações de todo o planeta.
A resposta objetiva
Portanto, quando surgir uma pergunta semelhante a “como a certificação pode promover melhoria em produtos e serviços?”, a resposta objetiva e adequada é: a ISO 9001 não aprimora “o que” a empresa produz, mas aperfeiçoa o “como”.
São os processos internos mapeados, sistematizados e aperfeiçoados continuamente por meio do SG que refletem ativamente em entregas cada vez melhores aos consumidores. Investir na certificação é o equivalente a pavimentar um caminho, de modo a garantir que todos que trilharem essa rota o façam da forma mais adequada e produtiva. Vamos juntos?
#AGQBrasil #ISO #ISO9001 #processos #serviços #organização #qualidade #certificação #sistemadegestão