Melhoria contínua e planejamento estratégico nas organizações

Adotar uma mentalidade corporativa de melhoria contínua é essencial para desenvolver e executar as ações definidas no planejamento estratégico.

Desenvolver um planejamento estratégico organizacional não é uma tarefa simples. Executá-lo, de modo a garantir o alcance de todos os objetivos e metas definidos, é ainda mais complexo. Não é por acaso que organizações de todos os setores, portes e estilos se dedicam, ano após ano, para elaborar planos eficientes, viáveis e realmente executáveis.

Antigamente, era comum encontrar negócios que desenvolviam planos extremamente detalhados e elaborados, muitas vezes de longo prazo (3 anos ou até mais). O ritmo das evoluções tecnológicas na época permitia certa regularidade, tanto no âmbito interno quanto no ambiente externo. Dessa forma, um documento gigantesco compilava as ações, estratégias, táticas e os resultados esperados de cada uma delas, e deveria ser seguido à risca por todos os setores e profissionais envolvidos.

Hoje é praticamente impossível imaginar o mesmo estilo de trabalho. Planejar segue sendo uma tarefa de fundamental importância — muitas vezes negligenciada, mas os cenários atuais exigem muito mais dinamismo, versatilidade e grande capacidade de adaptação constante. Em outras palavras, pode-se dizer que o sucesso de uma organização está diretamente conectado à sua postura em relação à melhoria contínua.

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O que é e qual a importância da melhoria contínua para as empresas

Apesar de ter um nome autoexplicativo, o conceito de melhoria contínua é amplo e abrangente. Trata-se de uma metodologia de trabalho surgida na indústria e utilizada em empresas de todo o mundo, no intuito de obter resultados cada vez melhores. Isso é feito a partir de uma série de princípios de atuação, também chamados de pilares da melhoria contínua. De forma resumida, são eles:

  • Continuidade: como o próprio nome indica, os processos de melhoria devem ser contínuos. A cada nova ação, o objeto de aprimoramento deve ser monitorado, testado, desenvolvido e aprimorado, sempre que possível ou necessário. Uma das principais ferramentas nesse processo é o Ciclo PDCA.
  • Abrangência: outro princípio importante é o de que as mudanças e melhorias promovidas devem ser benéficas a todas as partes interessadas. De nada adianta executar uma ação que melhora o desempenho e os resultados de um setor, ao mesmo tempo em que prejudica a operação em outra frente. É preciso zelar pelo todo.
  • Cultura: além disso, para ser realmente eficiente, a melhoria contínua não pode ser vista somente como uma metodologia de trabalho ou um conjunto de ações, mas como uma cultura corporativa, presente em todo o cotidiano operacional. Empresas que adotam esta mentalidade tendem a incentivar críticas construtivas, análises coletivas, testes e experimentações, entre outras iniciativas, sempre prezando por conquistar resultados positivos.

A relação entre melhoria contínua e planejamento estratégico

Mesmo diante de tópicos bastante resumidos, como os acima, fica evidente a importância da melhoria contínua e sua relação com o sucesso do planejamento estratégico nas organizações. Felizmente, existem grandes aliados para empresas e instituições que buscam conciliar estes fatores. A certificação ISO 9001 é um dos principais exemplos.

A partir da implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade, é possível revolucionar positivamente a realidade de seu negócio, no âmbito dos processos internos, mentalidade de melhoria contínua e, consequentemente, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Entre em contato conosco para conhecer melhor os detalhes desta solução e iniciar, hoje mesmo, uma nova fase para a sua organização.

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