AGQ Brasil | ISO 45001 e os desafios do ambiente de trabalho do futuro
18451
post-template-default,single,single-post,postid-18451,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

ISO 45001 e os desafios do ambiente de trabalho do futuro

ISO 45001 e os desafios do ambiente de trabalho do futuro

A implementação e manutenção de um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional é essencial para organizações que prezam por seus colaboradores.

 

 

Atualmente, é impossível que uma organização obtenha destaque em seu segmento de atuação sem que ela concilie uma série de aspectos distintos. É preciso manter alto nível de qualidade nos produtos ou serviços oferecidos, e, ao mesmo tempo, garantir alinhamento entre os discursos e ações da empresa, prezar pela sustentabilidade no âmbito corporativo, ambiental e social, e também zelar pela saúde, segurança e bem-estar de seus colaboradores.

 

Este último fator vem ganhando cada vez mais destaque, sobretudo nos últimos anos. O período de pandemia desempenhou um papel importante nesse processo de repensar e reconstruir os modelos de trabalho, formatos de interação profissional e as ferramentas utilizadas para isso. Hoje, assuntos como saúde mental, síndrome de burnout, equilíbrio entre trabalho e relações e tópicos afins estão sempre presentes nas esferas corporativas. Prestar atenção às tendências atuais é essencial para começar a desvendar como pode ser o ambiente de trabalho nos próximos anos.

Sua empresa não pode ficar parada no tempo. A ISO 45001 é uma aliada para evoluir a gestão de segurança e saúde ocupacional. Imagem: Tempos Modernos (1936)

 

 

Como será o ambiente de trabalho do futuro?

 

Responder à pergunta acima de maneira definitiva é, sem sombra de dúvidas, uma missão impossível. Se tem um aprendizado central que o período recente deixou para as organizações é que o futuro é imprevisível, e o máximo que pode ser feito é analisar atentamente as tendências e dados disponíveis hoje para, assim, se preparar da melhor forma para amanhã. Sendo assim, alguns fenômenos em ascensão auxiliam a desenhar um provável quadro de como serão os ambientes de trabalho num futuro próximo.

 

  • Segurança máxima nos contextos presenciais: enquanto muitas organizações adotam em definitivo o modelo remoto, operações que exigem trabalho presencial deverão investir mais e mais em segurança.
  • Saúde mental como palavra-chave: o ambiente de trabalho do futuro deve prezar pela saúde mental dos profissionais dentro e fora do expediente. Isso exige o uso de ferramentas e técnicas diferenciadas, além de foco na qualificação das lideranças.
  • Modelos de trabalho disruptivos em ascensão: nomadismo digital, horários flexíveis, renda básica universal e jornadas de trabalho de apenas quatro dias na semana já são realidade em vários países e devem se consolidar em breve.
  • Desenvolvimento tecnológico não é sinônimo de desvalorização humana: será papel das organizações estruturar soluções que valorizem o capital humano frente ao crescente desenvolvimento tecnológico.
  • Os maiores desafios do futuro ainda não surgiram: assim como boa parte das profissões do futuro sequer foram inventadas, diversos desafios estão por vir. É preciso acompanhar atentamente as mudanças do mercado.

 

 

Como a ISO 45001 auxilia na gestão de segurança e saúde ocupacional?

 

A ISO 45001 ajuda as organizações a fornecerem condições de trabalho seguras e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde ocasionados no ambiente de trabalho. Em consequência disso, a certificação melhora proativamente a segurança e saúde ocupacional para as equipes. Em outras palavras, é uma solução ideal para empresas que desejam melhorar o ambiente de trabalho, aumentar a produtividade e atenuar riscos, entre outros benefícios. Conte com o suporte da equipe AGQ Brasil para conhecer e implementar esta norma em sua organização.

 

 

Leia também:

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.