AGQ Brasil | Certificação de Saúde e Segurança Ocupacional: benefícios da ISO 45001 para sua empresa
3828
post-template-default,single,single-post,postid-3828,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,translatepress-pt_BR,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Certificação de Saúde e Segurança Ocupacional: benefícios da ISO 45001 para sua empresa

Certificação de Saúde e Segurança Ocupacional: benefícios da ISO 45001 para sua empresa

Destinada a aprimorar os processos corporativos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a ISO 45001 traz consigo muitas vantagens.

A qualidade de vida no ambiente de trabalho nunca foi um aspecto tão valorizado quanto é atualmente. O conceito de qualidade, em se tratando de saúde e segurança, envolve uma série de elementos que, em conjunto, garantem que os profissionais da organização estejam protegidos de riscos ocupacionais, o que tende a gerar um clima organizacional mais propício ao desenvolvimento positivo da organização. É para atingir um alto patamar de qualidade em SST que existe a ISO 45001.

O desenvolvimento dessa Norma pela ISO se deve ao fato de que, infelizmente, milhões de profissionais morrem todos os anos em decorrência de doenças e acidentes de trabalho. Este número poderia ser bem menor caso todas as organizações, de pequenos negócios a multinacionais, fossem capazes de implementar políticas e ações voltadas à proteção de suas equipes. Com a ISO 45001 isso é possível.

Por que a ISO 45001 é importante?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Essa definição adotada internacionalmente já deixa claro o primeiro tópico referente à importância de possuir um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) bem estruturado: o conceito de saúde é bem mais amplo do que muitas pessoas imaginam.

Saúde não é sinônimo de ausência de doenças, mas um estado em que o indivíduo pode se sentir bem em todos os aspectos: fisicamente (sem riscos de acidentes, intoxicações, desgaste por trabalho excessivo etc.), mentalmente (livre de estresse, assédio moral, cobranças indevidas etc.), e socialmente (um ambiente em que é possível interagir e dialogar com dignidade, valorização e possibilidade de crescimento, por exemplo).

Portanto, de forma bastante resumida, a implantação da ISO 45001 é importante porque permite que a organização atue de forma coerente e organizada em todas as frentes necessárias para zelar pela saúde de seus colaboradores.

Quais são os benefícios da ISO 45001?

Além da já citada estruturação dos processos internos, a implantação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional traz inúmeras vantagens para sua empresa. Algumas delas são a vantagem competitiva e a visibilidade positiva da empresa no mercado, benefícios diretos de se possuir um selo ISO. Outros exemplos são:

  • Prevenção de problemas graves e consequências deles: a Norma sempre destaca a gestão de riscos como forma de mitigar problemas, ao invés de lidar com seus impactos negativos;
  • Melhoria na qualidade de vida dos profissionais, o que pode gerar maior satisfação, engajamento e produtividade das equipes e, consequentemente, melhorar os resultados para a empresa;
  • Redução de custos e prejuízos que acidentes e falhas geram à instituição, tais como retrabalho, paralização da operação, passivos trabalhistas etc.;
  • Maior facilidade para gerenciar oportunidades e ameaças em SST, bem como para implantar outras Normas da ISO na empresa, como a essencial ISO 9001. Inclusive, é possível obter uma nova certificação sem custo adicional.

Embora a ISO 45001 ainda seja uma certificação voluntária, obtê-la é uma forma de mostrar ao mercado que sua organização está atuando de forma ativa para zelar pela segurança e saúde dos colaboradores. Investir nessa certificação é investir em credibilidade junto aos públicos internos e externos.

#Certificaçãodesaúde #Gestão #gestãodaqualidade #gestãoderisco #ISO45001 #Sistemagestãodaqualidade #saúde #segurança #gestãoderiscos #processosinternos