Após a pandemia de Covid-19, uma das maiores crises sanitárias da história, o conceito de segurança alimentar será mais importante do que nunca para as organizações do setor.
Afirmar que a pandemia de Covid-19 transformou o mundo e reconfigurou mercados inteiros, a este ponto, já é um clichê. Porém, é um clichê verdadeiro. Com o avanço da vacinação e a retomada à normalidade em diversos países, o que emerge agora e merece atenção de profissionais em todo o planeta é o chamado contexto pós-pandemia.
Em síntese, trata-se das mudanças que serão consolidadas após o período de quarentena e isolamento social. Dois exemplos claros disso são o home office e o ensino on-line, tendências aceleradas nos últimos anos e que, agora, devem se manter como regra em muitos casos, não como exceção. Outro exemplo é a segurança alimentar.
Diante do risco de novas pandemias e diferentes tipos de contaminação, o setor alimentício é um dos que mais deverá investir em medidas de seguridade em toda a cadeia produtiva, da produção e transporte à comercialização, de fato. Para auxiliar as organizações neste processo, a ISO 22000 é a melhor alternativa disponível.
O que é e para que serve a ISO 22000 – Gestão de Segurança de Alimentos?
A ISO 22000 – Gestão de Segurança de Alimentos, é uma norma internacional da família ISO, assim como a ISO 9001 e a ISO 45001, por exemplo. Ela foi desenvolvida para definir os requisitos necessários para garantir a segurança nos processos alimentícios em todos os tipos de organização do setor.
Por meio dessa certificação, padrões de trabalho com nível internacional são implementados para evitar quaisquer tipos de riscos ou danos à saúde do consumidor de alimentos. Portanto, é possível afirmar que a sua função central é aprimorar os sistemas de produção, transporte, distribuição e armazenamento de alimentos, dentre outros, oferecendo a possibilidade de melhores resultados para as organizações e mais segurança para seus clientes.
Por que a ISO 22000 será tão importante no contexto pós-pandemia?
Os movimentos de atenção redobrada à questão alimentar já começaram a se acelerar. Sobretudo em mercados internacionais, o nível de exigência de empresas importadoras exigirá um trabalho impecável de seus fornecedores. Portanto, a certificação em um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos atua como uma comprovação mundialmente aceita de que o negócio conhece e segue as melhores práticas.
Além disso, na medida em que especialistas consideram que novas pandemias e outros tipos de problemas sanitários são iminentes num futuro próximo, quanto mais preparada estiver a sua empresa, maiores serão as chances de que ela consiga se adaptar com agilidade e assertividade quando o conceito de “novo normal” se modificar outra vez.
Se a sua organização atua no segmento alimentício, seja uma indústria, um comércio ou uma prestadora de serviços técnicos, investir em um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos certamente será um diferencial competitivo no contexto pós-pandemia. Para dar início ao processo de certificação hoje mesmo e sair na frente da concorrência, entre em contato com a AGQ Brasil.