AGQ Brasil | Implementação dos requisitos do Anexo 7 do SiAC em laboratórios
18463
post-template-default,single,single-post,postid-18463,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Implementação dos requisitos do Anexo 7 do SiAC em laboratórios

Implementação dos requisitos do Anexo 7 do SiAC em laboratórios

A revisão do Regimento SiAC do PBQP-H exige novos padrões de qualidade para laboratórios que prestam serviços de controle tecnológico para as construtoras.

 

 

Em 2021, o Regimento SiAC do PBQP-H passou por uma importante atualização. Diversas mudanças foram implementadas em relação à sua versão anterior, de 2018. Essas alterações impactam diretamente a realidade de organizações atuantes na construção civil, inclusive para laboratórios que prestam serviços de controle tecnológico para as construtoras. Desde então, segundo as diretrizes do Anexo 7 do SiAC 2021, é preciso se atentar e seguir determinados padrões de qualidade.

 

Através do atendimento aos requisitos do Anexo 7 do novo Regimento SiAC do PBQP-H, os laboratórios estarão aptos a fornecerem serviços para as construtoras certificadas sem a necessidade de uma acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Saiba mais sobre o assunto e conte com o suporte da equipe AGQ Brasil para preparar seu laboratório para as avaliações realizadas pelas construtoras certificadas.

 

 

💻 Assista no YouTube: NOVO Regimento SiAC [2021]

 

 

O que diz o Anexo 7 do SiAC PBQP-H em relação aos laboratórios?

 

O Anexo 7 aborda a qualificação de fornecedores laboratoriais, descrevendo, por meio de 11 pontos de avaliação, quais requisitos devem ser inspecionados e como a avaliação dos laboratório não acreditados deve ser registrada. Os 11 tópicos centrais são:

 

  1. Confidencialidade
  2. Organização
  3. Sistema de Gestão
  4. Pessoal
  5. Acomodações e Condições Ambientais
  6. Equipamentos e Materiais de Referência
  7. Rastreabilidade das Medições e Calibrações
  8. Calibração e Método de Ensaio
  9. Manuseio dos Itens
  10. Relatórios de Ensaio
  11. Serviços de Apoio e Fornecimentos Externos

 

 

O regimento atualizado afirma, ainda, que a requalificação de laboratórios não acreditados (ou de laboratórios ainda em processo de acreditação), deve ocorrer a cada 12 meses. Já em relação à avaliação, as diretrizes afirmam que ela pode ser efetuada por equipe interna ou fornecedor terceirizado, sendo obrigatória a realização de treinamento  sobre a ABNT NBR ISO/IEC 17025, com duração mínima de 16 horas, além de experiência prévia comprovada em avaliação ou gestão de laboratórios.

 

 

Como implementar os requisitos do Anexo 7 do SiAC PBQP-H

 

O primeiro passo é conferir, na íntegra, a portaria nº 75 de 14/01/2021, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que aprova a revisão dos regimentos e referenciais normativos do SiAC / PBQP-H. O Anexo 7 – Requisitos para a Avaliação de Laboratórios Não Acreditados, encontra-se na página 107.

 

Para obter maior compreensão acerca dos tópicos descritos no documento ou sobre questões específicas da realidade de sua empresa, entre em contato com a AGQ. Nossa equipe de especialistas pode auxiliar sua organização a qualquer momento, identificando pontos de atenção e oferecendo suporte técnico e assertivo, de acordo com as demandas apresentadas. Fale conosco, vamos marcar uma reunião.

 

 

Leia também:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.