Gestão laboratorial civil para construtoras

Um dos aspectos que impactam diretamente na qualidade do trabalho em construção civil é a gestão laboratorial, tanto para construtoras que contam com laboratórios próprios quanto para as que não possuem. Saiba mais.

Engana-se quem acredita que qualidade na construção civil é algo que se limita ao canteiro de obras. É claro que a execução merece bastante atenção, do tipo de material utilizado à qualificação dos profissionais envolvidos em cada etapa na construção de um novo empreendimento. No entanto, uma parte crucial da qualidade no setor passa pelos trabalhos realizados em laboratórios.

Algumas organizações cometem o equívoco de negligenciar este ponto, de modo que podem correr o risco de atuar em desacordo com a legislação vigente, ignorar etapas, tarefas e documentações importantes por desconhecimento técnico, ou ainda comprometer os resultados por falta de qualificação interna ou de parceiros externos. Se a sua construtora deseja fugir destes e de outros problemas semelhantes, o primeiro passo é imergir nos conceitos fundamentais de gestão laboratorial civil.

O papel dos laboratórios na construção civil

Utilizados para realizar testes, providenciar documentação e aprimorar a competência técnica das organizações, laboratórios internos e externos são aliados das construtoras para, dentre outras coisas, atuar em conformidade com o Regimento SiAC do PBQP-H. Laboratórios internos são aqueles que se encontram na própria construtora ou estão sob sua gestão. Neste caso, é indispensável que os profissionais do setor possuam conhecimento em metodologias, documentação obrigatória etc.

Já os externos são parceiros e/ou fornecedores e, embora muitos profissionais não saibam, existe a possibilidade de que a sua construtora realize inspeções nas instalações dos laboratórios externos, para avaliar a competência e o nível de experiência das suas equipes técnicas, além de verificar a calibração dos seus equipamentos de medição, se atentando aos requisitos descritos no Anexo 7. Assim, é possível emitir uma Declaração de Conformidade.

Os laboratórios não acreditados, ou que não se encontrem em processo de acreditação, pela CGCRE/INMETRO, devem ser requalificados a cada 12 meses. Esta requalificação pode ser realizada por pessoal próprio ou contratado, desde que os responsáveis possuam registros de treinamento de no mínimo 16 horas na ABNT NBR ISO/IEC 17025além de experiência em avaliação ou gestão de laboratórios.

Em síntese, o papel dos laboratórios na construção civil se estende para aspectos de gestão, organização, requisitos ambientais, rastreabilidade, confidencialidade e imparcialidade entre as partes, e vários outros. Por isso é tão importante estar sempre atento às mudanças de regulamentos e legislações, bem como investir em conhecimento técnico sobre os pontos citados.

Como aprender sobre gestão laboratorial civil?

Para auxiliar empresas e profissionais a dominarem os princípios da gestão laboratorial civil, sem distinção de contextos em que se utilizam estruturas internas ou externas, a AGQ Brasil desenvolveu o curso EaD Gestão Laboratorial Civil, em conformidade com o Anexo 7 do novo Regimento SiAC do PBQP-H.

Ministrado por Neville Fusco, Mestre em Engenharia Mecânica: Metrologia e Instrumentação, o treinamento conta com a carga horária de 16h necessária para requalificação de laboratórios, como mencionado anteriormente. Faça sua inscrição e aproveite essa oportunidade para aprender e esclarecer suas dúvidas.

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