Entenda a importância do ESG no ambiente corporativo e conheça estratégias para promover mudanças efetivas e sustentáveis em sua organização.
A sigla ESG vem da expressão Environmental, Social and Governance, em inglês, que em tradução literal significa Ambiental, Social e Governança. O termo ESG surgiu em 2005, num relatório da ONU – Organização das Nações Unidas, sobre a importância de inserir as questões ambientais, sociais e de governança para promover mercados mais sustentáveis e resultados positivos para todas as partes envolvidas: empresas, governos, clientes, meio-ambiente e sociedade civil.
De maneira bastante sintética, ESG é um índice usado para mensurar as iniciativas de um negócio em prol de causas ambientais, sociais e de governança, além de ser um critério de investimentos. Fundos de investimentos em todo o planeta têm analisado não apenas os relatórios financeiros, mas também o potencial dos fatores associados ao ESG em cada negócio. Ou seja, quanto mais sustentável a organização é, maiores as chances de obter novos aportes e parcerias.
Além disso, na medida em que o consumidor final se torna cada vez mais atento às ações da empresa neste sentido, destacar-se como referência em ESG também é uma forma de superar a concorrência, fidelizar clientes e ampliar a credibilidade da marca. Sendo assim, o que fazer para implementar o ESG na prática? Confira 3 passos para iniciar este processo. Aproveite e veja como a ISO 14001 promove a sustentabilidade nas organizações.
1) Avalie as diferentes práticas de sustentabilidade já existentes na organização
Uma ação necessária para a implementação do ESG no ambiente corporativo é a avaliação das práticas e projetos que já existem nos diferentes setores da empresa, no que diz respeito aos tópicos do ESG. É importante mapear as iniciativas em andamento, bem como aquelas já realizadas, para definir parâmetros e, quando necessário, garantir a conformidade dos projetos e programas. Para isso, a definição de um conselho de ESG é fundamental.
2) Promova a criação de um conselho de ESG para desenvolver estratégias
A implementação do ESG na organização deve ser liderada por um conselho específico. Idealmente, trata-se de um grupo bastante diverso de profissionais, oriundos de diferentes setores e com equilíbrio de gêneros, raças, orientações sexuais e outros aspectos dentre os membros integrantes, de modo a formar um time coeso e capaz de enxergar os mesmos pontos sob diferentes ângulos. Além de formar o grupo, é importante delimitar cronogramas de trabalho, metas, objetivos e as responsabilidades individuais.
3) Defina metas e indicadores, capacite as equipes e invista em transparência
Embora o processo tenha início junto ao Conselho de ESG, a mudança positiva não para por aí. A definição de metas, construção de novos projetos, iniciativas de capacitação e afins, devem ser bastante abrangentes. Todas as equipes devem estar a par das características e porquês das ações. Por isso, uma comunicação interna bem estruturada e transparente fará total diferença no resultado final.
Se sua organização deseja investir em ações positivas, como a obtenção das certificações ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental e ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia, por exemplo, conte com a AGQ Brasil.