AGQ Brasil | Como a ISO 14001 promove a sustentabilidade nas organizações
18181
post-template-default,single,single-post,postid-18181,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
 

Como a ISO 14001 promove a sustentabilidade nas organizações

Como a ISO 14001 promove a sustentabilidade nas organizações

A ABNT NBR ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, é uma Norma destinada a organizações que buscam gerenciar suas responsabilidades ambientais de forma sistemática e consolidar o pilar ambiental da sustentabilidade. Saiba mais.

Sustentabilidade é uma palavra facilmente encontrada em ambientes corporativos, independentemente do setor econômico de atuação da organização. Seja na missão, visão e valores, seja nos projetos desenvolvidos, a sustentabilidade não é protagonista por acaso.

Além da necessidade urgente de preservação e recuperação do meio-ambiente, potencializada pelos riscos iminentes de fenômenos como o aquecimento global, por exemplo, há outro fator crucial em questão. O público está cada vez mais consciente e engajado em questões relacionadas à sustentabilidade. Pessoas e empresas no mundo inteiro vêm consolidando hábitos de consumo que priorizam organizações, produtos e serviços que estejam alinhados à agenda de preservação.

Neste sentido, organizações que não atuarem de modo assertivo para promover a sustentabilidade e as questões socioambientais em sua operação correm o risco de perderem mercado e, eventualmente, perder qualquer chance de vencer a concorrência. É para auxiliar neste e em outros pontos citados a seguir que surgiu a ISO 14001.

Aplicações e benefícios da ISO 14001

Organizações que visam crescimento sustentável a longo prazo podem se beneficiar de diversas formas com a certificação ISO 14001. Suas aplicações tendem a variar de acordo com alguns fatores, como os tipos de atividades desenvolvidas, as características da praça e do mercado de atuação, bem como a política ambiental que a empresa já possui.

No entanto, de modo geral, é possível sintetizar o impacto da Norma ao dizer que ela auxilia na conciliação entre sustentabilidade e lucratividade. Isto é, por meio da implantação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental bem estruturado, as organizações podem mapear problemas, prover soluções ágeis e assertivas e, a partir disso, colher os resultados dos investimentos.

 

Desenvolvimento sustentável e resultados positivos

Na prática, a ISO 14001 promove a sustentabilidade nas organizações porque:

  • Contribui para melhor gestão e utilização de recursos, gerando economia na utilização de matéria-prima, energia, água, tempo, e evitando desperdícios que, de outro modo, poderiam causar impactos negativos ambientais e financeiros;
  • Aprimora processos internos e permite que a organização construa uma imagem institucional positiva, o que resulta em maior credibilidade, mais possibilidades de parcerias, novos clientes e, consequentemente, maior longevidade para a marca;
  • Reforça o comprometimento da organização com requisitos ambientais, leis específicas do setor de atuação e outros tipos de regulamentação, de modo a evitar incidentes, multas e crises de imagem frente ao público;
  • Estimula o crescimento empresarial de forma sustentável. Portanto, em momento algum a empresa precisa abrir mão do objetivo final de toda organização, que é gerar resultados positivos. Ela apenas fará isso de forma consciente e bem planejada para não permitir efeitos colaterais decorrentes de sua operação.

Portanto, um Sistema de Gestão Ambiental pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa. Organizações que possuem a certificação ISO 14001 estão um passo à frente da concorrência, visto que é uma certificação ainda voluntária, mas é uma forma de mostrar ao mercado que sua marca atua com atitudes ecologicamente corretas. Em outras palavras, isso resulta em imagem positiva e credibilidade em alta.

Além disso, ao implementar a ISO 14001 em sua empresa, você também pode optar pela certificação na ISO 9001, reconhecida internacionalmente, sem custo adicional, obtendo duas certificações em apenas um processo de implantação. Para saber mais sobre essa possibilidade e outros detalhes sobre as certificações, fale com um especialista.

 

No Comments

Post A Comment