Após obter uma certificação, é muito importante explorar o potencial de visibilidade e credibilidade do novo selo na comunicação externa da organização.
A conquista de uma certificação é um momento marcante na história de qualquer organização. Seja uma certificação abrangente e popular como a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, ou uma importante norma como a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, a obtenção de um selo deve ser sempre valorizada.
Porém, não basta celebrar a conquista internamente; é preciso divulgar detalhes sobre o processo, apresentar resultados aprimorados e, acima de tudo, comprovar a relação entre a certificação e as melhorias obtidas pela organização. Isso é necessário não apenas para gerar interação e engajamento com os públicos de interesse, mas também para explorar o potencial de uma certificação para o marketing e o branding da sua marca.
A importância de valorizar a certificação na comunicação externa
Já abordamos aqui no blog em várias ocasiões, mas não custa reforçar: a busca por uma certificação nunca deve ser motivada apenas por interesses de marketing e visibilidade. Embora estes fatores possam ser explorados, eles devem ser uma consequência, não a causa motivadora. A essência de toda e qualquer certificação está na melhoria de processos que, por sua vez, podem ampliar a qualidade de produtos, serviços e do engajamento dos colaboradores.
Dito isso, é importante, sim, valorizar a conquista de uma certificação nas campanhas de marketing e comunicação da organização. Isso ocorre porque, caso contrário, os benefícios da certificação serão perceptíveis e celebrados internamente, mas serão desconhecidos por potenciais parceiros, clientes e pelo público, de modo geral. É fundamental compartilhar o processo de certificação e seus desdobramentos, mas existem maneiras estratégicas de fazer isso.
Dicas para explorar o potencial de marketing e branding de uma certificação
Para usar a certificação a favor da visibilidade, credibilidade e diferenciação da sua marca no mercado, algumas dicas válidas no momento de compartilhar seus resultados são:
- Humanize os processos e a comunicação: ao divulgar sua certificação, lembre-se que os protagonistas do processo são as equipes. Dê destaque às pessoas;
- Envolva diferentes stakeholders: a obtenção de um selo pode significar vantagens e melhorias diferentes para clientes finais, fornecedores, empresas parceiras etc. Não deixe nenhum público de fora da sua estratégia de comunicação;
- Encontre uma frequência e um estilo equilibrados: pecar pelo excesso ou pela falta de informação e de autenticidade são problemas igualmente sérios. Equilibre a divulgação da conquista com outros tipos de conteúdo, sem perder a essência da marca;
- Concilie discursos, ações e resultados: um vídeo no YouTube ou um post no Instagram, por mais profissionais que sejam, não são o suficiente. É preciso desenvolver e compartilhar ações que corroborem com o discurso da marca e apresentar resultados reais e relevantes.
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