Ao realizar auditorias internas, é possível identificar pontos que, trabalhados corretamente, contribuem para o atendimento aos objetivos do negócio.
A realização de auditorias internas pode ser vista por muitas pessoas como um momento de tensão, cobrança e até ansiedade. No entanto, trata-se, acima de tudo, de uma excelente oportunidade para as organizações. Ao realizar auditorias internas regulares, é possível identificar gargalos nos processos, pontos fortes, práticas que funcionam e espaços para melhorias a partir de novos planos de ação.
Dessa forma, ao enxergar as auditorias internas sob essa nova perspectiva, ela pode ser vista como importante ferramenta, aliada de todas as partes envolvidas. Entenda melhor a relação entre auditorias de primeira parte e planejamento estratégico. E caso queira contar com suporte especializado e imparcial na realização de auditorias em sua organização, fale com a equipe de auditores da AGQ Brasil.
Já atendemos centenas de clientes em todo o Brasil, e contamos com ampla experiência em auxiliar organizações de diversos segmentos e portes a aprimorarem seus processos por meio de auditorias internas, certificações da família ISO, treinamentos e outros serviços. Conte com a gente.
A relação entre auditoria interna e planejamento estratégico
Quando um planejamento estratégico é definido, todos os colaboradores sabem que, para atendê-lo de maneira eficiente, será necessário atingir uma série de objetivos e metas. A partir da definição de OKRs, por exemplo, os times podem trabalhar com ações quantificáveis e prazos claros, de modo que seja possível analisar o processo de desenvolvimento das principais atividades previstas.
Neste sentido, a realização de auditorias internas não deve ser vista como uma obrigação legal para empresas certificadas, ou uma tarefa complexa para organizações em busca de algum selo; elas são oportunidades de avaliar o desempenho dos processos internos de maneira extremamente ampla e completa. Ao analisar diversos aspectos em todos os setores da organização, a auditoria pode fornecer dados e informações importantíssimas para correção de rota em tempo hábil, ou para a confirmação de que os esforços promovidos estão gerando resultados.
Como realizar uma auditoria interna eficiente em sua organização
Embora seja fundamental adaptar a realização da auditoria às peculiaridades de cultura organizacional e perfil de cada organização, há alguns pontos que devem ser considerados em qualquer contexto. Uma auditoria interna eficiente depende, entre outros fatores, de:
- Definir os objetivos da auditoria com clareza
- Organizar um cronograma completo e organizado
- Garantir que a comunicação interna seja impecável
- Personalizar o checklist utilizado na auditoria interna
- Desenvolver um bom relatório de conclusão da auditoria
- Prezar pela atuação de auditores com expertise e imparcialidade
Para saber mais sobre o assunto, veja nossos artigos sobre cinco passos para organizar uma auditoria interna bem-sucedida e a importância da imparcialidade e da experiência em auditorias internas. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.