
08 mar Como usar planejamento trimestral e OKRs a favor da organização
Desenvolver planejamentos completos e assertivos é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Uma maneira de fazer isso com simplicidade e agilidade é utilizando planos trimestrais e OKRs – Objectives and Keys Results.
Seja no início de um novo ano, um novo trimestre ou nas etapas que antecedem um projeto importante, toda organização que se preze desenvolve planejamentos estratégicos e táticos, por exemplo. Além de guiar as ações subsequentes, atuando como parâmetro para a evolução dos processos e como ponto de referência e consulta para todos os envolvidos, um planejamento bem-feito pode ser grande aliado na economia de recursos valiosos, sendo o principal deles o tempo.
Antigamente, era comum que empresas desenvolvessem planejamentos de longo prazo, como os tradicionais planos anuais que abrangiam todas as ações e objetivos para os doze meses seguintes. Hoje, tal abordagem é extremamente arriscada. Com a velocidade das mudanças socioeconômicas, tecnológicas, culturais etc., é possível que o mundo inteiro esteja completamente diferente no próximo semestre. Dependendo do segmento de atuação da empresa, não apenas é possível como provável. É justamente neste ponto que entram em cena os planejamentos trimestrais e os OKRs – Objectives and Keys Results.
Por que adotar o uso de OKRs em sua empresa?
A sigla OKR significa Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados Chave. Seu uso foi mundialmente popularizado pelo Google, que adotou o método quando ainda possuía apenas algumas dezenas de colaboradores, em 1999. Duas décadas e mais de 60 mil colaboradores depois, a gigante tecnológica é prova de que o foco em objetividade e simplicidade pode funcionar.
Vale a pena pesquisar mais detalhes sobre a metodologia, mas, de modo resumido, trata-se de uma estrutura baseada no seguinte formato:
“Eu vou (Insira o Objetivo, utilizando verbos de ação) medido por (defina um conjunto de Resultados delimitados por prazo e números mensuráveis, com quantidade preferível de 3 a 5 itens)”. O resultado, portanto, é uma afirmação que representa o objetivo (O: eu vou duplicar o número de clientes da empresa), e os objetivos quantificados que devem ser atingidos para isso (KRs: aumentar em 50% o número de leads gerados por semana; garantir, no mínimo, duas reuniões de prospecção por dia etc.).
O porquê de ser um grande aliado para gestores e equipes é muito simples: ao compreender com clareza o que se pretende atingir e o que deve ser feito para garantir o alcance do objetivo, torna-se muito mais fácil organizar ações assertivas e acompanhar o desenvolvimento dos resultados rumo à meta final.
Exemplos de OKRs para um time de marketing. Fonte: Resultados Digitais
Como usar o método em planejamentos trimestrais?
Ciente de que planejamentos trimestrais são mais coerentes com a volatilidade dos mercados atuais e que OKRs podem auxiliar na gestão de ações a curto prazo, como usar os dois métodos em conjunto a favor da organização? A resposta pode ser obtida em cinco passos:
- Defina objetivos concisos e motivadores e resultados táticos que sejam simples, mensuráveis e ambiciosos;
- Garanta que os OKRs estejam acessíveis a todos os colaboradores e facilmente visíveis, seja por meio de quadros de gestão físicos ou digitais;
- Promova reuniões semanais para que os envolvidos possam reportar a evolução dos KRs e possíveis impedimentos que devem ser solucionados;
- Ao final do trimestre, deve haver um momento de análise dos resultados obtidos, dos fatores internos e externos que contribuíram para o sucesso ou fracasso no período. A análise deve servir como aprendizado para o trimestre seguinte;
- Repita o processo construindo novos OKRs, adaptando aqueles que não foram atingidos e garantindo que as lições do trimestre anterior sejam colocadas em prática e acompanhadas semanalmente.
Você e sua equipe já utilizam ou pretendem adotar OKRs? Conte pra gente sobre a sua experiência com o método.