A relação entre energias renováveis e certificações ISO

A tendência de investir e adotar energias limpas pode ser consolidada nas organizações a partir da implementação de alguns sistemas de gestão. Confira.

Os debates sobre sustentabilidade, ESG e temas afins nunca estiveram tão presentes no contexto corporativo quanto atualmente. A necessidade de encontrar e construir soluções que beneficiem, simultaneamente, o desenvolvimento econômico dos negócios e a preservação dos recursos naturais, é um dos desafios centrais de praticamente todas as indústrias. Neste sentido, um dos principais pontos é a utilização de energias renováveis.

Já faz tempo que especialistas diversos alertam sobre a necessidade de substituir os modelos predominantes de consumo energético. Não somente no tipo de energia utilizado, substituindo combustíveis fósseis por alternativas renováveis (também chamada de chamada energia verde), tais como energia eólica e fotovoltaica, por exemplo; mas também na consolidação de uma cultura global de eficiência energética.

Ainda que em um ritmo aquém do necessário, sobretudo diante dos efeitos iminentes das mudanças climáticas, o mercado global tem investido cada vez mais em iniciativas, projetos e recursos alinhados a essa questão. Porém, além de tecnologias inovadoras e métodos mais eficientes de trabalho, é fundamental construir e manter uma mentalidade corporativa sustentável, baseada em sistemas de gestão sólidos e capazes de revolucionar positivamente as operações industriais. É aqui que entram em cena algumas normas da família ISO.

Leia também: Projetos e programas ambientais em prol da sustentabilidade

Certificações da família ISO associadas a energias renováveis

Se a sua organização deseja atuar de maneira estruturada e eficiente na implementação e/ou construção de soluções relacionadas a energias limpas, as normas ISO podem ser de grande ajuda neste processo. Confira algumas alternativas a seguir:

ISO 50001 — Sistema de Gestão de Energia: uma norma da família ISO que se conecta a diferentes aspectos da utilização de energia nas organizações, tais como uso, consumo e eficiência energética. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de diretrizes que serve para auxiliar as empresas a gerarem maior economia e atuarem em direção a um ponto muito importante a nível global: a redução do impacto ambiental.

ISO 14001 — Sistema de Gestão Ambientaluma norma que especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental, sendo destinada para organizações que buscam gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.

Regimento SiAC do PBQP-H: uma certificação voltada para Construção Civil, que tem requisitos relacionados ao estabelecimento de objetivos e indicadores voltados à sustentabilidade nos canteiros de obra; avaliação da cadeia de fornecedores com exigência de licenciamento ambiental; integração com a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, contemplando requisitos de sustentabilidade na construção.

Para saber mais sobre o assunto, converse com a equipe de especialistas da AGQ Brasil. Estamos à disposição para auxiliar sua organização a seguir na direção de um futuro mais sustentável.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *