A implementação de um Programa de Gerenciamento de Risco é importante para mapear e gerir os riscos existentes no local de trabalho para evitar acidentes.
Um dos principais desafios de toda e qualquer organização que se preocupa com os aspectos relacionados à saúde e segurança ocupacional de suas equipes, é identificar e evitar riscos. Estas ações são importantes porque, a partir de um trabalho preventivo eficaz, a empresa consegue evitar uma série de problemas que poderiam comprometer a sua operação, a qualidade de seus produtos e serviços e, é claro, a integridade de colaboradores, profissionais parceiros e outras partes envolvidas.
Felizmente, as empresas possuem uma ferramenta aliada neste processo: o PGR, ou Programa de Gerenciamento de Risco. O PGR é uma iniciativa recente e que encontra-se em destaque devido às últimas alterações nas Normas Regulamentadoras de segurança do trabalho, especialmente na NR-1. Entenda o que é o programa, na prática, e a sua importância para a área de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).
Se a sua organização precisar de suporte para questões relacionadas ao Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), conte com o suporte da AGQ Brasil.
Conheça os serviços realizados por nossa equipe!
O que é PGR – Programa de Gerenciamento de Risco?
O Programa de Gerenciamento de Riscos, popularmente conhecido como PGR, é um documento oficial que organiza e descreve as melhores práticas que uma organização deve adotar e realizar para, assim, prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho de todos os tipos: acidentes com colaboradores, tragédias ambientais ocasionadas por falhas da empresa, riscos envolvendo a sociedade de modo geral etc. O PGR é contemplado na Norma Regulamentadora Nº1 (NR-1).
A aplicação do Programa de Gerenciamento de Risco é baseada na metodologia do Ciclo PDCA, começando pela avaliação minuciosa de todos os riscos ambientais envolvidos (Planejar), seguido pela definição de planos de ação eficientes para cada um dos riscos mapeados (Desenvolver), pelo monitoramento dos resultados obtidos e da eficácia dos planos definidos anteriormente (Checar), e, por fim, pela análise e melhoria contínua dos processos necessários para garantir sucesso a longo prazo (Agir).
Por que o PGR é importante para a área de Saúde e Segurança Ocupacional?
O PGR vem sendo um importante aliado das organizações por auxiliar a promover, de modo sistemático, ações capazes de prevenir acidentes no ambiente de trabalho, mitigando ou atenuando riscos que eventualmente poderiam afetar a integridade física de colaboradores, causar danos à propriedade privada ou ainda gerar efeitos negativos ao meio ambiente, nas áreas e regiões de atuação da empresa.
Assim, sua importância está diretamente conectada à área de SSO porque, sem a existência de um Plano de Gerenciamento de Riscos assertivo, as organizações tornam-se muito mais vulneráveis a problemas decorrentes de sua operação, riscos externos e outros fatores que, se mapeados com antecedência, poderiam ser prevenidos.
Agora que o PGR se tornou obrigatório, devido às alterações recentes nas Normas Regulamentadoras, é fundamental dedicar ainda mais atenção ao programa. Felizmente, sua empresa não está sozinha. Conte com a equipe da AGQ Brasil para desenvolver as soluções necessárias. Entre em contato conosco para agendarmos uma reunião.