A auditoria interna, ou auditoria de primeira parte, é uma excelente ferramenta para otimizar resultados e promover melhorias. Saiba como fazer isso.
No último artigo, em que escrevemos sobre os principais desafios ao implementar uma certificação e como vencê-los, um dos pontos citados foi a realização de auditorias internas. Este processo pode ser desafiador por se tratar de um momento em que a realidade da organização deve ser avaliada a fundo, de maneira imparcial, para identificar e sanar possíveis problemas, falhas processuais e outros aspectos que merecem atenção.
A grande verdade é que, ao contrário do que o senso comum corporativo afirma, auditorias de primeira parte não devem ser temidas, mas abraçadas de forma positiva. Sua realização é extremamente importante e benéfica para a organização, na medida em que a identificação antecipada de riscos permite a definição assertiva de planos de ação. Isto, por sua vez, facilita os processos de tomada de decisão das lideranças e contribui para que o clima organizacional, a qualidade dos processos, produtos e serviços seja cada vez mais elevada.
Para comprovar que as auditorias internas são uma iniciativa ao alcance de qualquer organização, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, organizamos cinco passos essenciais para organizar uma auditoria de forma correta e bem-sucedida. Confira!
- Definir os objetivos da auditoria com clareza
A realização de uma auditoria deve ser pautada por objetivos específicos, definidos antes de executar qualquer atividade do processo. Isso é importante para direcionar as ações com maior precisão e delimitar as áreas que serão objeto de análise dos auditores.
- Organizar um cronograma completo e organizado
Rotinas e processos são palavras-chave na realização de uma auditoria interna. É impossível obter bons resultados se a condução das etapas ocorrer de maneira informal, desorganizada e desestruturada. Para evitar falhas, um cronograma é essencial.
- Garantir que a comunicação interna seja impecável
Para o sucesso da auditoria interna, além do engajamento dos auditores e auditoras definidos, toda a empresa deve estar envolvida e a par de tudo o que ocorre em cada etapa. Para isso, os canais de comunicação e as lideranças devem atuar como amplificadores de informações estratégicas.
- Personalizar o checklist utilizado na auditoria interna
No decorrer da auditoria, a conferência dos itens avaliados é realizada por meio de um checklist. Existem muitos modelos padronizados que podem ser facilmente encontrados, mas isso não é uma prática recomendada. Cada contexto e cada organização exigem um checklist exclusivo e personalizado.
- Desenvolver um bom relatório de conclusão da auditoria
A etapa final da auditoria é a organização do relatório de conclusão, e esta fase pode definir o sucesso ou fracasso da iniciativa. Um bom relatório apresenta o que foi auditado, quais problemas e falhas foram identificadas, qual é o plano de ação para sanar estas questões, em quais áreas deve haver maior investimento etc. Relatórios incompletos podem comprometer o resultado final.
Se você estiver com dúvidas sobre uma ou mais etapas da auditoria interna ou se precisar de suporte para a realização em sua empresa, entre em contato com a equipe da AGQ Brasil. Nosso time de consultores pode auxiliar sua organização de diversas maneiras para garantir que a auditoria de primeira parte seja imparcial, assertiva e positiva para todos os envolvidos.