Principais desafios ao implementar uma certificação e como vencê-los

Obter um selo da família ISO é o objetivo de muitas organizações brasileiras. Conheça os desafios deste processo e saiba como superá-los.

Existem várias formas de tangibilizar a credibilidade e a qualidade de uma organização, de seus produtos, serviços e processos. Internacionalmente, uma das maneiras mais reconhecidas e indicadas para isso é a implantação de sistemas de gestão e a obtenção de selos, sobretudo da família ISO, como a ISO 9001, ISO 14001 ou ISO 45001, por exemplo.

Os benefícios das certificações são inúmeros, mas também existem desafios envolvidos. Muitas organizações adiam ou mesmo desistem do processo de certificação em decorrência de um ou mais itens da lista a seguir. Para evitar que isso aconteça em sua empresa, conheça os principais desafios ao implementar uma certificação e como vencê-los.

Engajamento coletivo das equipes e lideranças
Um dos principais fatores para o sucesso de uma certificação se encontra antes mesmo de seu início. Para que a organização obtenha resultados positivos, é fundamental que todos os colaboradores, sem exceção, estejam comprometidos com o processo. Isso pode ser um desafio para algumas empresas, especialmente aquelas que ainda não possuem ou estão desenvolvendo uma cultura organizacional.

Para superar este possível dificultador, a solução passa por encontrar e construir soluções que contribuam para a melhoria do ambiente de trabalho, desde os recursos necessários para a realização de cada tarefa até ações para aprimoramento do clima organizacional. Iniciativas neste sentido serão úteis para o processo de certificação e para outros objetivos corporativos de longo prazo, na medida em que profissionais satisfeitos tendem a ser muito mais dedicados, engajados e produtivos.

Da consultoria à auditoria interna, conte com a expertise da AGQ Brasil.

Medo do excesso de burocracia e documentação no processo

É inegável que existem muitas etapas e detalhes cruciais ao implementar uma certificação. Justamente para que seja um processo assertivo e completo, são diversos documentos, estratégias e conteúdos gerados. Porém, com conhecimento acerca da norma em questão e com organização institucional, é possível evitar o surgimento de um corpo documental excessivo. A integração de ferramentas digitais, aliada a estratégias de produtividade e foco contribuem efetivamente para que a documentação seja uma importante aliada, e não um fator complicador.

Realização de auditorias internas e melhoria contínua

As auditorias internas, ou auditorias de primeira parte, também costumam ser temidas pelos envolvidos em processos de certificação. Obviamente, não há necessidade para enxergar essa etapa como algo negativo. Por meio das auditorias internas é possível promover avaliações periódicas bem realistas da situação da implementação e sobre a manutenção de Sistemas de Gestão.

Além disso, é possível que o receio em relação às auditorias esteja ligado a uma certa resistência às mudanças. Muitas equipes rejeitam ou têm dificuldades em lidar com o processo de certificação justamente por não estarem completamente seguras com as eventuais alterações que virão.

Uma das maneiras de garantir auditorias internas efetivas é por meio da parceria com organizações imparciais e qualificadas para analisar, identificar e aprimorar processos em conjunto com as equipes. Solicite uma proposta deste serviço para trabalhar em parceria conosco em suas próximas auditorias internas.

Falta de orientação técnica especializada

Existe muita informação disponível sobre certificações ISO, e a imersão em conteúdos de diferentes formatos é essencial. Porém, a falta de orientação especializada e personalizada de acordo com a realidade de cada organização pode ser um grande desafio.

Neste ponto, conte com o suporte de quem possui ampla experiência em auxiliar organizações a conquistarem as certificações desejadas. O time de consultores e consultoras da AGQ Brasil está à disposição para compreender o contexto das suas demandas e indicar as melhores soluções.

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