AGQ Brasil | Segurança e saúde ocupacional aplicada a diferentes gerações
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18551
post-template-default,single,single-post,postid-18551,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Segurança e saúde ocupacional aplicada a diferentes gerações

AGQ Brasil - SSO

Segurança e saúde ocupacional aplicada a diferentes gerações

A aplicação dos conceitos e práticas de segurança e saúde ocupacional nas organizações pode exigir adaptações para diferentes perfis geracionais entre os colaboradores.

 

Um dos pilares organizacionais em empresas de todo o mundo é a segurança e a saúde ocupacional. De escritórios a plantas industriais, passando por canteiros de obras na construção civil e até mesmo em empresas de comércio e serviços: toda e qualquer organização deve conduzir esforços coletivos para garantir a segurança do ambiente de trabalho, a saúde de seus colaboradores e todos os demais fatores relacionados.

 

Existem diversas iniciativas neste sentido, com variações que devem levar em consideração o setor e o porte da organização, o número total de funcionários, peculiaridades das tarefas executadas em cada setor e também o perfil geracional das equipes. Atualmente, o mercado de trabalho global encontra-se num momento em que é possível encontrar até quatro gerações diferentes de profissionais compartilhando o mesmo ambiente de trabalho.

 

Entender as características e as demandas de saúde e segurança ocupacional para cada tipo de público é essencial para a criação e manutenção de iniciativas eficientes, principalmente no âmbito da comunicação interna e alinhamento de direitos e deveres. A seguir, saiba mais sobre os perfis geracionais existentes e entenda como a ISO 45001 pode auxiliar sua organização.

 

 

Segurança e saúde ocupacional para diferentes perfis geracionais

 

Você provavelmente já leu algo a respeito dos diferentes grupos geracionais, definidos como Baby Boomers, Geração X, Y ou Z. A classificação de públicos em diferentes grupos geracionais é uma prática bastante comum no mundo corporativo. Nos últimos anos, a nomenclatura e a caracterização padrão das gerações mais recentes ganhou o mercado e, apesar de não ser uma definição que deve ser analisada à risca (existem fatores culturais, geográficos e históricos que precisam ser levados em consideração em cada contexto), os perfis geracionais podem nos ajudar a entender melhor os diferentes tipos de profissionais e suas demandas:

 

  • Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964): a geração mais experiente dentre as atuais. Devido à idade média avançada, valorizam muito a saúde, a segurança e a qualidade de vida.
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1984): geração conhecida por seu caráter pragmático, atenção às regras e alta responsabilidade, são profissionais que tendem a ser ótimos multiplicadores e lideranças organizacionais.
  • Geração Y (nascidos entre 1985 e 1999): também conhecidos como Millennials, os membros dessa geração cresceram em meio à transição acelerada dos avanços tecnológicos e digitais. Valorizam muito a qualidade de vida e as experiências.
  • Geração Z (nascidos a partir de 2000): a geração mais jovem está entrando gradativamente ao mercado de trabalho. Por ser a primeira geração nascida no contexto digital, possuem grande familiaridade com a tecnologia e precisam de engajamento e interação para valorizarem as iniciativas de SSO.

 

ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

 

A ISO 45001 é uma norma que especifica os requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, sendo destinada para organizações que buscam gerenciar suas responsabilidades com saúde e segurança de uma forma sistemática. Em outras palavras, a implementação deste sistema de gestão leva as organizações fornecerem condições de trabalho seguras e saudáveis, prevenindo lesões e problemas de saúde ocasionados no ambiente de trabalho e melhora proativamente a segurança e saúde ocupacional.

 

Como é de praxe nas normas da família ISO, a implementação do sistema de gestão não é uma abordagem rígida e engessada. Pelo contrário, os padrões definidos sempre levam em consideração as peculiaridades de cada empresa, incluindo seu contexto organizacional, o perfil de público e, é claro, os objetivos estratégicos da organização.

 

Para saber mais detalhes sobre a norma e garantir sua implementação de forma assertiva, conte com o suporte da AGQ Brasil. Somos especialistas em certificação ISO e podemos ajudar sua empresa a ser um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e alinhado às melhores práticas globais de SSO. Fale conosco.