Monitorar, coletar e compreender dados relevantes sobre o seu negócio é essencial para aprimorar a qualidade dos produtos e serviços.
A busca pela qualidade nas organizações é um esforço coletivo, que envolve diversas iniciativas e todos os setores. Entregar os melhores produtos e serviços para, assim, obter resultados cada vez mais efetivos, depende da estruturação de processos internos voltados para uma mentalidade corporativa de melhoria contínua. Um dos elementos que se associam diretamente à essa abordagem são as métricas.
Felizmente, hoje é possível monitorar e gerenciar praticamente todos os indicadores existentes em uma organização. Investir em ferramentas, técnicas e processos que valorizam a utilização de dados na tomada de decisão é um caminho necessário para garantir uma gestão da qualidade eficiente.
A importância das métricas em um sistema de gestão da qualidade
De forma resumida, as métricas de qualidade são parte do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade. Elas são organizadas e definidas como dados relacionados à evolução de determinado produto, serviço ou processo. Em outras palavras, cada métrica de qualidade se refere ao esforço de medir os resultados de ações específicas, a partir de objetivos e metas definidos anteriormente.
Sua importância se reflete em vários aspectos, sendo o principal deles o aprimoramento de resultados numa proposta de melhoria contínua. Só é possível melhorar processos que são medidos e constantemente analisados. A implementação de um SGQ é crucial exatamente para isso: ao planejar de maneira estruturada os critérios e requisitos associados à gestão da qualidade, a tendência é de que seja possível trabalhar assertivamente os dados no intuito de usá-los para melhor tomada de decisões estratégicas.
Tipos de métricas importantes para a gestão da qualidade nas organizações
A quantidade e a variedade de métricas existentes são bastante amplas, e tudo depende do segmento de atuação da organização, do porte do negócio, dos tipos de produtos ou serviços oferecidos e ainda dos objetivos estratégicos de negócio, definidos de acordo com várias peculiaridades. Ainda assim, é possível identificar algumas métricas básicas que são indispensáveis para a gestão da qualidade em praticamente todos os contextos. Confira alguns exemplos:
- Indicadores de eficiência: geralmente associados com redução de custo, podem abranger, entre outros, horas de trabalho dedicadas por produto produzido ou serviço realizado; quantidade de verba investida para a realização de determinado processo ou atividade; quantidade de tempo de inatividade em uma linha de produção etc.
- Indicadores de eficácia: mais focados em aumento de lucro, incluem a redução da porcentagem de reclamação dos consumidores; a agilidade no processo de atendimento e solução de um chamado aberto; a durabilidade do produto oferecido; a confiabilidade da equipe; entre outros fatores.
Para investir em qualidade nas organizações, é preciso construir as bases processuais que sustentarão todos os esforços futuros. Para isso, a melhor alternativa é investir na conquista da certificação na Norma ISO 9001 — Sistema de Gestão da Qualidade. Fale com o time de consultores da AGQ Brasil para entender melhor os benefícios que o selo pode oferecer à sua organização. Conte com a gente!