ISO 9001 e a evolução contínua das empresas

Para se consolidar no mercado, as empresas precisam sempre evoluir para obterem melhores resultados.  A melhoria contínua dos processos é uma prática essencial para o crescimento cada vez mais eficiente das organizações.

A melhoria contínua é um dos pilares da Gestão da Qualidade e da Norma ISO 9001. Não basta conseguir a certificação uma vez e simplesmente repetir tudo que deu certo para sempre. O SGQ deve ser aperfeiçoado, deve amadurecer com o tempo e fazer parte de toda a organização que deseja ter avanços na questão de competitividade e inovação.

O que é e quais os benefícios da melhoria contínua para as empresas? 

Melhoria contínua pode ser definida como uma técnica de gestão de processos de negócios que busca continuamente identificar falhas e aprimorar processos.

Essa técnica permite que as empresas descubram problemas e gargalos em seus processos e encontrem maneiras de corrigi-los, melhorando a qualidade de produtos e serviços oferecidos.

Dessa maneira a empresa deixa de apenas executar processos de forma automática, e realiza as atividades com a preocupação de revisar as ações, mensurar os resultados e redefinir ações quando necessário.

Para alcançar os resultados pretendidos, a melhoria contínua compreende três pilares:

  • Continuidade – É preciso constantemente traçar metas, cumpri-las, identificar pontos de melhoria e implementar um plano de ação.
  • Cultura – Só alcançam resultados as empresas que abraçam o conceito da melhoria contínua em todos os setores. A cultura organizacional tem que estar no DNA da empresa.
  • Benefícios para todos – Melhoria contínua tem que beneficiar todos os setores, já que os processos são interligados.

Aplicar a melhoria contínua traz muitos benefícios para as organizações. Alguns exemplos são:

  • Simplificar fluxos de trabalho;
  • Aumentar a produtividade.
  • Reduzir custos e desperdícios;
  • Diminuir a chance de erros;
  • Melhorar processos de negócio;
  • Ajuda a melhorar a experiência do cliente.

A Norma ISO 9001 pretende que este ciclo seja alimentado. Quanto melhor o sistema de gestão da qualidade, melhor conhecimento da organização. Quanto melhor conhecemos a organização, melhor o sistema de gestão da qualidade.

Usando as ferramentas e metodologias adequadas, a empresa consegue obter em curto e médio prazo maior engajamento dos colaboradores, melhor atendimento ao cliente, redução de erros e desperdícios.

Empresas que possuem um sistema de gestão de qualidade em funcionamento, certamente sairão na frente da concorrência. Saiba mais sobre a ISO 9001 com a AGQ Brasil e  conte com a gente para iniciar o processo de certificação da sua empresa.

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