AGQ Brasil | Gestão ambiental é uma questão de sobrevivência
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18735
post-template-default,single,single-post,postid-18735,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Gestão ambiental é uma questão de sobrevivência

Gestão ambiental é uma questão de sobrevivência

Sustentabilidade é uma palavra-chave para as organizações que desejam consolidar suas operações no novo contexto global. É fundamental transmitir, por meio de ações, os valores e propósitos da marca junto ao mercado e à sociedade, e uma das maneiras de fazer isso é com atenção e cuidado com as questões ecológicas.

A grande questão é que, nem todas as empresas conseguem conceber o peso que esse tema representa para o planeta. Mais do que seguir as leis e as regulamentações referentes ao meio ambiente, essa gestão está relacionada com o futuro da sociedade.

É cada vez mais essencial entender quais são os impactos das nossas ações.

A gestão ambiental representa a administração e o controle do impacto humano no meio ambiente. Significa saber utilizar de forma consciente e sustentável os recursos ambientais em um determinado espaço e tempo. Ela tem como base sete princípios de atuação. São eles:

Sustentabilidade
Assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações.

  • Precaução

    Estabelecer medidas antecipadas contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados.

     

  • Prevenção

    Adotar medidas capazes de prevenir, eliminar ou atenuar os efeitos negativos das intervenções no meio ambiente.

     

  • Cooperação

    Estimular a participação e a interatividade dos diversos atores internos e externos, de modo a torná-los parceiros e responsáveis pela proteção ambiental.

     

  • Informação ambiental 

    Compartilhar as informações que amparem um processo educativo ambiental participativo e democrático em espaços de tomada de decisões e na elaboração e monitoramento de políticas públicas na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

     

  • Melhoria contínua

    Institucionalizar conhecimentos, habilidades, práticas e valores desenvolvidos no processo de gestão ambiental visando o constante aprimoramento.

     

  • Integração de saberes

    Compartilhar conhecimentos através dos processos educativos que promovam o desenvolvimento humano e consciência ambiental transformadora.

As organizações que implementam o sistema de gestão ambiental têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.

Para ter um sistema de gestão ambiental bem estruturado é necessário que toda a empresa esteja envolvida e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Portanto, se sua organização necessita de suporte para elaboração, monitoramento e supervisão ambiental, ou ainda para o desenvolvimento de projetos e programas específicos, conte com o suporte de especialistas. A AGQ Brasil possui metodologia consolidada e mais de uma década de experiência em auxiliar negócios e pessoas a irem mais longe, com mais qualidade e melhor desempenho. Saiba mais sobre nós.

TAGS:

#AGQ, #diagnósticoambiental, #ecologia, #impactoambiental, #sustentabilidade, #ISO9001