Sustentabilidade é uma palavra-chave para as organizações que desejam consolidar suas operações no novo contexto global. É fundamental transmitir, por meio de ações, os valores e propósitos da marca junto ao mercado e à sociedade, e uma das maneiras de fazer isso é com atenção e cuidado com as questões ecológicas.
A grande questão é que, nem todas as empresas conseguem conceber o peso que esse tema representa para o planeta. Mais do que seguir as leis e as regulamentações referentes ao meio ambiente, essa gestão está relacionada com o futuro da sociedade.
É cada vez mais essencial entender quais são os impactos das nossas ações.
A gestão ambiental representa a administração e o controle do impacto humano no meio ambiente. Significa saber utilizar de forma consciente e sustentável os recursos ambientais em um determinado espaço e tempo. Ela tem como base sete princípios de atuação. São eles:
Sustentabilidade
Assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações.
- PrecauçãoEstabelecer medidas antecipadas contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados.
- PrevençãoAdotar medidas capazes de prevenir, eliminar ou atenuar os efeitos negativos das intervenções no meio ambiente.
- CooperaçãoEstimular a participação e a interatividade dos diversos atores internos e externos, de modo a torná-los parceiros e responsáveis pela proteção ambiental.
- Informação ambiental Compartilhar as informações que amparem um processo educativo ambiental participativo e democrático em espaços de tomada de decisões e na elaboração e monitoramento de políticas públicas na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
- Melhoria contínuaInstitucionalizar conhecimentos, habilidades, práticas e valores desenvolvidos no processo de gestão ambiental visando o constante aprimoramento.
- Integração de saberesCompartilhar conhecimentos através dos processos educativos que promovam o desenvolvimento humano e consciência ambiental transformadora.
As organizações que implementam o sistema de gestão ambiental têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.
Para ter um sistema de gestão ambiental bem estruturado é necessário que toda a empresa esteja envolvida e comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Portanto, se sua organização necessita de suporte para elaboração, monitoramento e supervisão ambiental, ou ainda para o desenvolvimento de projetos e programas específicos, conte com o suporte de especialistas. A AGQ Brasil possui metodologia consolidada e mais de uma década de experiência em auxiliar negócios e pessoas a irem mais longe, com mais qualidade e melhor desempenho. Saiba mais sobre nós.